TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática No Ensino Da Matemática

Monografias: A Matemática No Ensino Da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  4.636 Palavras (19 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 19

Esse trabalho é dedicado a mim, por tanto esforço e dedicação ao longo desses anos, caminhando sozinho e perseverando para uma formação digna e competente e ao Professor Roberto Povoas que sempre atendeu às minhas necessidades nesta Instituição.

“A matemática, vista corretamente,

possui não apenas verdade, mas também suprema beleza –

uma beleza fria e austera, como a da escultura.”

Bertrand Russell

AGRADECIMENTOS

A todos os professores, por todo processo de aprendizado, pela oportunidade do conhecimento, pelas orientações no decorrer dos anos.

Ao Professor Yolmar Freire pela orientação no processo de formatação do TCFP, em especial, ao Professor Roberto Póvoas pela atenção dedicada ao meu Trabalho Final de Curso, que em última hora me auxiliou não permitindo desistir e ao inesperado amigo Eliézer Rangel pela grande força na corrida contra o tempo.

Enfim, agradeço a todos os amigos e companheiros de sala não individualistas que ao longo dos anos que passei por esta Instituição fui conhecendo e contribuindo para a realização dos trabalhos desenvolvidos em cada período.

RESUMO

As aulas práticas de matemática no computador são necessárias para facilitar o processo de contextualização do aprendizado. Esta atividade é de extrema importância para idealização de um país com uma educação digna. Dentro das perspectiva o objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do laboratório de informática no processo ensino aprendizagem, tal como a existência e o uso além da abordagem de temas transversais neste espaço de promoção de conhecimento. Para tentar explicar de fato o que tem acontecido quando o assunto é o uso do laboratório de informática como recurso de experimentação no ensino, foi compreendido que o professor não está preparado para o uso de softwares como material de estudo e ensino nas aulas práticas de matemática.

Palavras-chave: aprendizado, laboratórios de informática, aulas práticas e ensino.

SUMARIO

1. AUTOBIOGRAFIA..........................................................................................11

2. OBJETIVOS....................................................................................................14

3. METODOLOGIA.............................................................................................15

4. INTRODUÇÃO................................................................................................16

4.1 A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA NO ENSNO DA MATEMÁTICA..........................18

4.2 TUTOR...........................................................................................................................19

4.3 TUTELADO.....................................................................................................................21

4.4 FERRAMENTA................................................................................................................26

5. CONCLUSÃO..................................................................................................28

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................29

7. ANEXOS..........................................................................................................30

1. AUTOBIOGRAFIA

Quando o licenciando estudava no ensino fundamental começou a entender para o que estava aprendendo, assim que repetiu a 6ª série por causa de Equações do 1º grau. Nesta época ainda não havia o sistema de dependência, tinha que cursar toda a série novamente. Assim que terminou o Ensino Fundamental, o licenciado resolveu então decidir o que fazer com seu Ensino Médio, se formar em professor, fazendo Formação de Professores ou Formação Geral. Decidiu então Formação Geral, pois dava mais estabilidade para uma graduação. Iniciando o Ensino Médio, o licenciado começou a prestar mais atenção na matemática, onde buscou se aprofundar mais nos assuntos abordados pelos professores da mesma no Ensino Médio. Terminando o Ensino Médio, dedicou ao trabalho e ficou parte de sua juventude estacionada no tempo, não se preocupando com estudos. Assim, após alguns anos, resolveu prestar vestibular, não se preocupando em estudar e encarando a seco a seleção. Passou, e assim iniciou sua jornada de longos períodos na FERLAGOS. No primeiro período, sentiu-se tão emocionado que achou que ia ser fácil, que logo ia terminar, mas não foi bem assim, devido a algumas dificuldades familiares, pessoais e financeiras a história não iria durar apenas 3 anos. Voltando ao primeiro período, não houve muitas dificuldades, a turma era de 60 alunos, muitos no decorrer do primeiro período foram desistindo e a turma chegou a 30 alunos no final. O curso foi se estendendo a partir do momento que encontrou dificuldades para continuar. O tempo ficou ocioso devido a ter que se dedicar ao trabalho, pois teve que manter a independência. Parou com os estudos por diversas vezes, atrasando assim um total de 7 anos. No decorrer em que estava em sala, os estágios foram todos bem sucedidos, a cada período em campo, o licenciando aproveitou ao máximo cada momento, participando das regências, das observações, atividades complementares, etc. Sempre bem supervisionado nas Escolas de Campo, o estagiário manteve-se bem concentrado e administrou bem as aulas e o auxílio aos professores regentes. Tudo bem anotado, relatado, catalogado e computado junto à Faculdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com