TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Sobre Os Direitos Voltados Às Pessoas Com Deficiência E Às Suas Famílias Atendidos Na Apae Boa Vista

Por:   •  6/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA ANTÔNIA FERREIRA DE MORAES

ORIENTAÇÃO SOBRE OS DIREITOS VOLTADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ÀS SUAS FAMÍLIAS ATENDIDOS NA APAE BOA VISTA.

BOA VISTA- RR

2023

MARIA ANTÔNIA FERREIRA DE MORAES

ORIENTAÇÃO SOBRE OS DIREITOS VOLTADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ÀS SUAS FAMÍLIAS ATENDIDOS NA APAE BOA VISTA.

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Paulista-Campus Caimbé como requisito de nota parcial para aprovação no Estágio Supervisionado Obrigatório III.

BOA VISTA- RR

2023

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO ESTAGIÁRIO (A):  Maria Antônia ferreira de Moraes

CURSO: SERVIÇO SOCIAL – (7º SEMESTRE)

TELEFONE:  95991611797

MATRÍCULA:  RR1512464

NÍVEL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

LOCAL DE ESTÁGIO: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS- APAE

ENDEREÇO: AV. SURUMU, 67 - CALUNGÁ

SUPERVISOR ACADÊMICO: ALINE ARAÚJO GALVÃO

SUPERVISOR DE CAMPO: ANA PAULA DA SILVA VITAL

CARGA HORÁRIA: 150 HORAS

INÍCIO:

TÉRMINO:

1. Dados de Identificação:

Projeto: ORIENTAÇÃO SOBRE OS DIREITOS VOLTADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ÀS SUAS FAMÍLIAS ATENDIDOS NA APAE BOA VISTA.

Unidade Executora: APAE BOA VISTA-RR

Período de realização:

2. Introdução

O presente projeto de intervenção apresentado e o Grupo de Apoio Familiar aos pais ou responsáveis de pacientes atendidos na APAE Boa Vista que é justamente buscar a aproximação das familias com a instituição que necessitam de apoio, orientação e auxilio quanto a deficiência apresentada do paciente que faz acompanhamento na APAE Boa Vista.

Muitos são os fatores que podem interferir no desenvolvimento das crianças e, certamente, o ambiente familiar é o principal deles. Ter apoio da família faz toda a diferença no crescimento da criança. E no desenvolvimento de pessoas com deficiência não seria diferente. Com esse apoio, ela desenvolve maior confiança e acredita mais em si mesma.

Nós ainda vivemos em uma sociedade que ainda é muito preconceituosa e capacitista, por isso ter o incentivo da família desde cedo é muito importante. Com a família ao seu lado, a pessoa com deficiência fica mais confiante e ganha ainda mais determinação para desenvolver suas habilidades e capacidades. 

Durante o desenvolvimento da criança, perceber que pode contar com a ajuda e o incentivo da família faz com que ela tenha avanços melhores. Isso vale para crianças com deficiência tanto quanto para as que não têm. 

E quando se fala em família, vai além dos pais e irmãos. Isso se estende aos avós, tios, primos, assim como os amigos da família… Enfim, todas as pessoas que têm contato direto com a criança.

O apoio e incentivo dado pelos familiares é a base para a criança crescer com mais autonomia. Mas vale lembrar também que essa ajuda deve ser complementada com o trabalho da escola ou qualquer outra atividade que a criança tenha. Assim, os esforços para que ela se desenvolva mais e melhor são somados e ficam ainda maiores. 

3. Objetivos

3.1 Objetivos Gerais

Fortalecer o vínculo familiar e social através da rede de ação como ferramentas terapêuta que seja eficiente na inclusão.

3.2 Objetivos Específicos

Apresentar os direitos dos deficientes

Repassar aos familiares a importância a familia e como isso melhora o convivio social e afetivo.

Realizar uma roda de conversa com temas pertinentes e relevantes.

4. Justificativa

Para que se possa construir uma sociedade inclusiva é preciso antes de qualquer coisa, haver toda uma mudança no pensamento das pessoas e na estruturação da sociedade, isso requer certo tempo, mas, é a real aceitação das pessoas com necessidades especiais que irá nortear e desencadear essas mudanças e, essa aceitação deve começar pela própria família.

5. Breve Explanação da Política em que a Instituição atua

APAE Boa Vista (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Essa instituição reconhecida sem fins lucrativos, tem como referência no atendimento à pessoa com deficiência e proporciona serviços na área de educação, saúde e assistência social a quem deles necessite, constituindo uma rede de promoção de defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, visando o bem estar e desenvolvimento. A APAE Boa vista é filiada à APAE Brasil.

  Roraima era o único estado que não possuía uma associação e foi fundada a primeira sede em agosto de 2016, situada na AV. Surumu, 67- Calungá no município de Boa Vista- RR. Onde foi implantado um centro de atendimento de saúde para pessoas com necessidades especiais, essa unidade conta com atendimento e acompanhamento Fisioterápico, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Assistente Social e Procurador Jurídico.

 

6. Breve Explanação sobre a Instituição referente ao Estágio do(a) aluno(a)

A instituição atende o município de Boa Vista, Peri urbana e imigrantes dos países Venezuela e cuba, considerando os princípios da não discriminação de qualquer natureza e os benefícios de atendimento especializado e multiprofissional para pessoas com deficiência.

Cada vez mais a APAE tem buscado melhorias, para que assim os serviços ofertados fiquem ainda mais completo. Na composição da diretoria está representada por mães de assistidos nessa instituição, que participam ativamente nas tomadas de decisões na entidade. Os usuários são estimulados a também participarem. Para esse ano, a proposta está sendo intensificar cada vez mais esses encontros, onde a participação é estimulada, de forma que possam conversar sobre questões de interesses dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (582.5 Kb)   docx (647.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com