TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

1 - INTRODUÇÃO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a prática profissional do Serviço Social e os seus avanços ao longo dos anos. Mesmo com as mudanças a cerca da sua profissão, o assistente social tem na sua práxis o desafio de trabalhar frente às demandas menos favorecidas.

O Serviço Social emergiu no Brasil na década de 1930, para representar a classe burguesa que era ligada a Igreja Católica, em meio a um sistema capitalista. Naquele tempo o objetivo era difundir a doutrina e a ação social da igreja. Outros fatores marcaram a trajetória do serviço, com isto a distancia entre Capital e trabalho foi aumentando.

O serviço social surge então das necessidades de todo o conjunto de expressões das desigualdades sociais, econômicas e culturais e o Estado inicia um processo de implementação de políticas sociais.

Na década de 1960 o referencial teórico começava a ser questionado, com varias mudanças nas áreas econômicas, sociais e políticas diante do capitalismo, foi quando o serviço social começou a matizar tais preceitos a luz da teoria Marxista.

Esta mudança de trajetória teórico-metodológico foi denominada de  “Movimento de Reconceituação” aconteceu na época da Ditadura Militar, não podendo ser contestada, a partir daí o profissional do Serviço Social começa repensar e romper (movimento de ruptura) e algumas formas tradicionais que o profissional atuava passou a atuar com os movimentos sociais.

A partir desta década é que ocorreu no ocidente uma expansão de varias organizações, que iam além das organizações formais, através de estratégias, para o desenvolvimento econômico e defendendo os civis e os direitos sociais. Estas organizações são denominadas de Terceiro Setor, que são organizações sem fins lucrativos. A inserção do profissional do serviço social nessas organizações é de grande importância na contribuição de gerenciamento e desenvolvimento institucional e organizacional com um compromisso ético, numa logica técnica e ideopolítica.

        

2 – DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social renovou-se no âmbito de sua interpretação teórico-metodológica e política, com embate no profissional tradicional, adequando a profissão as exigências do tempo, qualificando como uma profissão e legitimada socialmente. A ação do serviço social é de fundamental importância na realidade onde ele vai intervir, atuando para enfrentar as múltiplas faces da questão social.

O profissional de Serviço Social tem na sua trajetória de atividades enfrentar desafios e lidar com a questão social, a base para a sua fundação na especialização de seu trabalho a partir da contradição de uma sociedade capitalista relativo à exclusão social, como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade.

O profissional de serviço social tem postura investigativa e interventiva, para o desenvolvimento do seu trabalho é necessário que ele conheça a fundo o seu objeto de trabalho, na relação dialética ente investigar e intervir revela-se as possibilidades de ações contidas na realidade, os conhecimentos teórico-metodológico, os saberes interventivos e procedimentos (SANTOS, 2006).

São componentes de fundamentais para o profissional de serviço social que atua sobre a realidade que conduz ao conhecimento conhecer a questão social e suas manifestações no cotidiano dos sujeitos sociais e suas formas de resistência e organização, buscar subsídios e alternativas para o enfrentamento dessa realidade.

Entretanto, apesar desses avanços, o tecnicismo exerceu influência duradoura no Serviço Social. Nos anos 1980 vários depoimentos recolhidos na literatura especializada brasileira informam que a situação da pesquisa nessa área de conhecimento era catastrófica, porque sufocada pelo pragmatismo, pela precária formação universitária e pela falta de curiosidade científica dos assistentes sociais (FALEIROS, 1986; IAMAMOTO, 1987).

Relacionadas a essas atitudes ressaltava-se a falta de espírito crítico da maioria dos profissionais e a existência da velha, mas ainda atual dicotomia entre teoria e prática no desempenho da profissão. Ao longo dos 70 anos do Serviço Social o profissional vem buscando definir e consolidar suas atribuições e competências as quais se encontram, desde 1962, reconhecidas e regulamentadas. O cumprimento delas segundo a Lei n 8662/1993 que exige do assistente social tornar a pesquisa um elemento construtivo do seu trabalho profissional, como precondição no exercício profissional competente e qualificado.

O profissional de Serviço Social enfrenta nas suas atividades o desafio de lidar com as questões sociais relativas á exclusão social. Desta forma quando o profissional insere em organizações ele vive um processo contínuo e dinâmico da ação e na produção de conhecimentos, buscando uma renovação profissional a partir de um projeto ético, em diferentes espaços organizacionais.

Para Carvalho (1999, p. 12), a gestão social é, em realidade, a gestão das demandas e necessidades dos cidadãos. A política social, os programas sociais, os projetos são não apenas canais dessas necessidades e demandas, mas também respostas a ela. O assistente social tem sido reconhecido como o profissional cuja formação aborda aspectos que o possibilitam reconhecer, analisar e dar significado às necessidades sociais apresentadas pelos usuários que demandam ações de análise, planejamento e intervenção.

Discutir política pública e social implica reconhecer os diversos papéis que o Estado assume principalmente o papel regulador da vida em sociedade. Vivemos uma tensão entre a defesa de direitos sociais e a mercantilização dos atendimentos sociais (Iamamoto, 2001). Em relação à tendência da refilantropização mercantilizada, não podemos perder de vista a legislação social.

Segundo Silva (2009), a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993 e toda a legislação criada posteriormente a ela, mesmo a que regula a relação das ONGs, implantam a concepção de assistência social como direito. Assim, usuários são vistos como cidadãos, que requerem do estabelecimento de outro tipo de relação além do favor, da caridade e do assistencialismo. As ONGs precisam adequar-se ao novo marco regulatório. "A legislação social é em boa parte responsável por essa mudança cultural da assistência social" (Silva, 2009, p. 54).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com