TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Brasileira de Análise Clínica

Seminário: A Sociedade Brasileira de Análise Clínica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) é a união de cientistas e profissionais da área de análises clínicas que se uniram, sem fins lucrativos, para poder organizar, divulgar e difundir essa área. Segundo a instituição há também uma preocupação para que haja uma difusão dos laboratórios de análise clínica e da oferta de uma saúde de qualidade e viável ao povo.

A associação teve início no dia 28 de novembro de 1967, com o intuito de defender os interesses da classe e divulgar novas tecnologias que fossem favoráveis ao trabalho de análise. A SBAC se define como uma comunidade tecno-científica. O primeiro Congresso Brasileiro de Análises Clínicas aconteceu em 1971.

Em 1972, foi fixado um “exame” para que os candidatos que passassem pudessem receber o título de especialista em análises clínicas e um ano mais tarde, junto com outros países da América Latina, fundaram a Confederación Latino-Americana de Bioquímica Clínica (COLABIOCLI). Em 1974, essa confederação se afiliou à International Federation of Clinical Chemistry (IFCC), a mais importante confederação do mundo na área de análises técnicas.

Como medida para o controle de qualidade das atividades de análise clínica e fiscalização dos profissionais da atividade, foi criado, em 1997, o Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade, que em 2004 viria deixar de ser um departamento para se tornar uma empresa científica e trocaria de nome: passaria a ser chamado de Sistema Nacional de Creditação (DICQ). Ainda em 1997, houve a afiliação da SBAC com a ABNT, adaptando seus documentos às regras corretas. Ao todo, a SBAC está filiada à ABNT, Colabiocli, Associón Mercosur de Normalización, IFCC, Conselho de Administração da Organização (ONA) e a NCCLS.

Com o crescimento do mercado de análises clínicas e com a evolução natural, a associação foi só crescendo, sendo que hoje, existem regionais nos estados Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Piauí, Tocantins, Rondônia e Acre.

Hoje, a maioria das profissões tem associações que servem para, inicialmente, reunir profissionais do mesmo ramo e lutar pelos interesses comuns da classe, assim como o sindicato. Com a SBAC também há a luta pela difusão da profissão, feita através de palestras e congressos realizados periodicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com