TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A violência contra a mulher atinge as brasileiras

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A violência contra a mulher atinge as brasileiras de forma constante e abrangente não havendo restrição de classe, etnia ou religião. Ainda é grande este tipo de crime no Brasil, o que demonstra que as leis brasileiras ainda são fracas e cheias de artifícios de defesa para este tipo de crime. Observou-¬se no decorrer deste trabalho científico que a violência é um termo de múltiplos significados, e vem sendo utilizado para nomear desde as formas mais cruéis de tortura até as formas mais sutis da violência. A violência contra a mulher é uma expressão abrangente, incluindo diferentes formas de agressão à integridade corporal, psicológica e sexual. Como dito a violência afeta mulheres de todas as idades, raças e classes sociais e tem graves repercussões social .

É importante destacar que as diversas formas de violência nunca aparecem isoladas. As mulheres estupradas em geral, são espancadas e sofrem ameaças de toda sorte. Por medo, elas não denunciam e sofrem caladas até que um fato como a gravidez venha revelar a situação. A violência física, no mínimo é acompanhada da violência psicológica. Essa diferenciação faz sentido apenas na discussão da abordagem, para que se possa compreender melhor a necessidade que a vítima apresenta ao buscar ajuda.

Conclui¬-se enfim que a violência contra a mulher é um problema de saúde pública nacional considerada como uma violação aos direitos humanos. Porém, apesar de serem minoria algumas mulheres violentadas estão passando a denunciar os agressores mesmo de forma tímida o que mostra um avanço no combate á violência doméstica. As mulheres estão deixando o silêncio de lado.

Fatores geradores da Violência:

Os fatores que geram a violência no Brasil, e em várias nações mundiais, são dos mais diversos modelos. Havendo situações onde a violência é uma marca que vem sangrando há gerações, como o racismo, o conflito de religiões, diferentes culturas. E há casos onde ela é gerada de forma pessoal, onde a própria pessoa constrói fatores que acabam resultando em situações violentas como o desrespeito, o uso de drogas, a ambição e até mesmo resultado da educação familiar. Circunstâncias refletem a conjuntura de uma nação, como quando há falta de empregos, fazendo assim uma busca desesperada por melhores condições de vida; a falta de investimentos do Estado; e o principal motivo para gerar violência que vem abalando a história da humanidade é a desigualdade social.

Sugestões para a diminuição da violência:

Como não da para apagar com uma borracha toda a maldade do ser humano , tem que se, num processo gradual e objetivo, eliminar fatores geradores da violência Iniciando com os mais superficiais, mais fáceis de ser abatidos, sendo esses os de caráter material, como o desemprego, a falta de investimentos por parte do governo. De forma urgente, precisamos mudar o comportamento social para que a violência não se alastre e que todos tenham realmente direitos iguais. Que ninguém tenha que fazer manifestações exigindo que se cumpram seus direitos, pois se são direitos devem ser obrigatórios. Que todos tenham segurança para que ninguém precise comprar uma arma para se defender de delinquentes inconsequentes. E que ninguém precise virar um delinquente por falta de oportunidade, por fome ou para saciar a de seus filhos.

Medidas das autoridades contra a violência terão que ser mais objetivas e não simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com