TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres Na Sociedade Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: As Mulheres Na Sociedade Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 4

As mulheres na sociedade brasileira

Não há dúvidas que as mulheres cresceram e continuam crescendo cada vez mais, seja no mercado de trabalho, ou na vida social, econômica e política. Aos poucos, as habilidades e características femininas começam a se destacar na sociedade, suas conquistas estão cada vez mais visíveis. Podemos perceber que aos poucos a mulher veio conquistando mais espaço, e a maior contribuição para que estes fatos ocorressem foi a sua presença, cada vez maior, crescente e constante, não só no espaço familiar e na esfera trabalhista, mas também na política e na economia do país. As mulheres avançaram no Brasil mostrando competência no trabalho, lutando pelos seus direitos, esses avanços femininos têm sido percebidos pelas suas participações em várias áreas da sociedade que lhes dão os mesmos direitos dos indivíduos do sexo oposto. Elas não ficam mais todo o tempo dentro de suas casas, hoje a mulher “abandonou” o lar e foi para o mercado de trabalho objetivando compor a renda familiar.

Elas estão conseguindo um espaço muito grande em áreas que antes era um espaço só para homens, e ganhou respeito mostrando profissionalismo e dedicação. O grande desafio para as mulheres ainda é tentar reverter à situação da desigualdade e discriminação. A discriminação e o preconceito com relação às mulheres impedem o aproveitamento de toda uma sociedade, que embora muito desenvolvida no ponto de vista tecnológico, ainda engatinha em termos de desenvolvimento e compreensão emocional do próprio ser humano.

As desigualdades e discriminações ainda são óbvias no cotidiano da sociedade. No Brasil, há casos de mulheres que são violentadas, isso acontece porque a sociedade continua sendo tão preconceituosa que muita gente acha que os homens são mais fortes que as mulheres e acham que a violência é o melhor jeito de resolver um conflito. Existem muitos tipos de violência contra as mulheres; como a violência doméstica, violência física, violência moral e violência sexual. A maioria da violência ocorre principalmente no lar, é no espaço doméstico, o local ao qual ela deveria sentir-se segura, que muitas vezes é onde são mais agredidas. A violência doméstica é cometida principalmente por seus maridos, parceiros, ou outras pessoas com quem as vítimas mantêm relações afetivas ou íntimas, incluindo pessoas da relação familiar como os filhos, sogros, cunhados e outros parentes. A violência acontece com mulheres de todas as idades, padrões sociais, raças, credos e tem graves repercussões na sociedade. Traumas ligados à saúde física e mental, dificuldades em arrumar emprego ou a sair de casa sozinha, problemas na aprendizagem, fobias, riscos de prostituição, uso de drogas e outros comportamentos de risco. Existem algumas leis que foram feitas para prevenir e coibir esses tipos de violência, como a Lei Maria da Penha – 11.340/2006, que foi aprovada como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa. Violência contra a mulher é um problema grave que precisava ser tratado com mais atenção e respeito. Esse tipo de violência é um grande insulto a saúde pública da mulher. E as mulheres não desistem de lutar pelos seus direitos, comemora-se no dia 8 de março, o dia internacional das mulheres, que não é apenas marcado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com