TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das mulheres na sociedade brasileira

Seminário: A importância das mulheres na sociedade brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo as suas preferências, predisposições ou experiências sexuais, na experimentação e descoberta da sua identidade e atividade sexual, num determinado período da sua existência.

Atualmente, ocorre por parte de alguns estudiosos a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção de reprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquanto animal, a sexualidade tenderia a se referir ao plano psicológico do indivíduo. Além dos fatores biológicos (anatômicos, fisiológicos, etc.), a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religioso em que este se insere. Por exemplo, em algumas sociedades, na sua maioria orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, i.e., a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.

Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos valores político-sociais ou religiosos

A importância da mulher na sociedade Brasileira

Determinada, corajosa e responsável, a mulher tem sido um dos maiores exemplos de superação da atualidade, ela vem ultrapassando obstáculos e conquistando seu espaço implantando um papel essencial para a formação de uma sociedade sólida. Porém, as mulheres ainda lutam contra alguns estabelecidos padrões do passado.

Antigamente no mercado de trabalho, não se via a presença feminina como é vista hoje. As mulheres eram extinguidas da participação significante de qualquer trabalho ou profissão que somente homens exerciam. A obrigação da mulher era de cuidar dos filhos e serviços domésticos e era tida como frágil e incapaz de realizar uma atividade masculina como se não tivesse competência suficiente para aquilo.

Todavia, a sensível figura feminina foi sendo modificada a partir do século XIX, quando as mulheres começaram a contestar contra a ideia de inferioridade em relação aos homens, exigindo a princípio, igualdade nos direitos de voto. Com o passar do tempo a oportunidade de exercer tarefas que antes não era a elas permitido foi se aumentando.

A participação das mulheres na sociedade se tornou cada vez mais clara e presente, elas passaram a ser percebidas nas grandes empresas, instituições educacionais, na contribuição para a economia e até na política; mas apesar da forte influencia que as mulheres vem trazendo para o Brasil, ainda existem dificuldades para a total valorização delas.

O salário que um homem ganha, ainda é maior que o das mulheres, mesmo tendo a mesma formação que a delas. Outro ponto desta cante, é a violência cometida contra elas, que também é algo preocupante e inadmissível. A mulher é um ser que merece respeito, amor e direito em todas as circunstancias, seja em seu lar, sua comunidade ou em seu trabalho.

Ela se desdobra para o bem de todos e passa de mãe a dona de casa, de empresária a esposa e de amiga a filha. A presença da mulher é tão importante que sem elas, o país hoje não teria o mesmo valor e nem teria presidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com