TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de ética

Projeto de pesquisa: A definição de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

1. Definição de Ética

A ética é uma reflexão acerca das ações humanas do que é bem e de que modo pode ser alcançado. Porém como seres sociais, a ética busca pensar a possibilidade da felicidade coletiva, não individual. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos, faz parte da vida em sociedade, do respeito ao outro, da valorização da liberdade e da igualdade. A busca da felicidade com ética é a base das conquistas pela cidadania.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. (?site: www.suapesquissa.com)

Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto de regras e conduta considerada como universalmente válidas. (Japiassu; Marcondes, 1996)

2. Ética Empresarial

Reconhecendo os riscos para se manter no mercado a Digimaster videolocadora tem consciência que o sucesso de uma organização depende, entre outros fatores, da imagem positiva que ela mantém junto aos seus clientes, fornecedores e comunidade. Agir corretamente é um dos quesitos fundamentais para uma carreira longa e respeitada, basta um deslize, uma escorregada e a mancha vermelha da desconfiança fica registrada no mercado. Investimento em um modelo de gestão competente, baseado na cultura corporativa renovada, liderança integrada e estratégia consensual em uma dimensão ética, são passos imprescindíveis e constantemente observados pela empresa para garantir a permanência num cenário globalizado. "Ser ético, hoje, mais do que antes, não é uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência" (?apostila pag. 10)

Em um cenário globalizado, percebe-se que há muitas cobranças e exigências por parte da sociedade pela transparência dentro das organizações, no trato com clientes, fornecedores, serviços prestados, para que não sejam enganados e não prejudiquem o meio ambiente. (Terra, Lucimara - 2009)

A questão da ética empresarial passou por livros de filosofia para a direção das organizações, trazendo novas abordagens para a estrégia de negócios e a tomada de decisões. A adoção de uma postura ética já não é bandeira de alguns indivíduos bem-intencionados, mas a essência do sucesso sustentável. (Ferrel, 2010).

A ética empresarial é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. É de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. As vantagens, incluem: maior nível de produção na empresa, favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável, aumento no índice de confiança entre os funcionários e fidelização dos clientes.

Os clientes são a razão da existência da Digimaster e ter a sua preferência é o foco principal da empresa. Não se pode conquistar clientes sem adotar uma postura ética em todos os momentos dessa relação. Os consumidores querem ser tratados com respeito, e buscam a qualidade e garantia dos serviços prestados, quando isso não acontece se rompe o elo empresa/cliente. Fidelizar o cliente, ou seja, conquistálo e mantê-lo é objetivo da empresa, que preza pela satisfação dos clientes, superação de suas expectativas e excelência no atendimento. Tratamento respeitoso, cortês, eficiente, imparcial, honesto e transparente. Compromisso com a verdade, honestidade e credibilidade em todos os atos;

4. Responsabilidade Social

"As empresas estão sendo responsabilizadas pela indifer ença, pelo equívoco e pela imprudência que nos trouxeram à situação de risco físico e espiritual na qual nos encontramos." (THIRY-CHERQUES, 2008)

"A responsabilidade social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demostrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social." (Matos, Francisco G., 2012)

A empresa é mais que simplesmente a conquista do mercado, a organização é um conjunto de pessoas que possuem objetivo comum e de realização coletiva de vida. Responsabilidade Social está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

Meio Ambiente - Assumir o compromisso de respeitar o meio ambiente no desenvolvimento de suas atividades, produtos e serviços, utilizando práticas e medidas que assegurem a prevenção da poluição, a redução de impactos ambientais negativos e a melhoria do nosso desempenho ambiental, como: melhorar o uso de energia como forma de contribuir para a conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com