TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da ditadura militar de 1964

Por:   •  31/3/2016  •  Dissertação  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

É necessário voltarmos ao tempo e traçarmos a história da ditadura militar de 1964 época em que o regime militar era conduzido por militares. Essa época entrou pra história marcada pela repressão, censura, medo, perseguição politica, a supressão dos direitos constitucionais dos cidadãos brasileiros e a falta total de democracia e a punição àqueles que discordassem do regime militar. O capitalismo se expandia no Brasil e aflorava as desigualdades sociais e a ditadura se intensificava ainda mais trazendo graves problemas sociais e econômicos fazendo o país mergulhar em uma crise econômica e consequentemente a sociedade sofria recusa de seus direitos, eram marginalizados, sobrevivendo entre o desemprego e o desiquilíbrio alimentar, ou seja, tinham uma má alimentação.

A sociedade ainda sofria com proibições não podiam expressar suas opiniões, não podiam votar e o medo os fazia calar sob ameaça de torturas e fortes punições por parte do governo. O Serviço Social, nesse contexto ,assim como os cidadãos brasileiros, não tinha voz ativa, ou seja, tinham que se manter em silêncio, não podiam se reunir ainda que fosse um pequeno grupo, se limitando apenas a executar as políticas sociais atuando na eliminação de qualquer resistência ao crescimento econômico e na integração aos programas de desenvolvimento do Estado, ou seja, as políticas sociais era apenas um instrumento do Estado que as utilizava em beneficio dos capitalistas. Uma estratégia para manipular a consequência do capitalismo baseado na exploração da força do trabalho e na concentração de renda por uma pequena parcela da população. A ação desenvolvida pelos assistentes sociais era atrelada aos interesses da classe dominante.

O Serviço Social na década de 80 apresentou muitas mudanças significativas. O movimento de reconceituação foi a expressão de ruptura como o conservadorismo, os conservadores eram grandes capitalistas e políticos que eram contra as mudanças econômicas e políticas.

Esse movimento de reconstituição trouxe para os assistentes sociais a identificação política ideologia de dois lados. Configurou-se um processo de questionamentos e reflexões críticas da profissão motivados pelas pressões sociais e mobilização dos setores populares trouxe também grandes avanços em diferentes campos de atuação profissional. Nesta época os assistentes sociais passam atuar de forma sistemática e desenvolvem um caráter crítico, construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades da sociedade para agir com identidade própria, condizentes com a realidade.

Esse movimento de reconstituição foi motivado pela desigualdade social e pelo descaramento do acúmulo excessivo do capitalismo, além da insatisfação dos assistentes sociais com sua profissão vendo uma rápida ruptura com o conservadorismo da prática profissional, já que estavam sendo usados pelo Estado como o mesmo queria e julgava ser melhor para ele.

A ditadura militar via o fracasso de seu milagre econômico e começava a enfrentar a varias crises. Vendo a democracia ressurgir com vários movimentos sociais por todo o país a maior parte sendo liderada pela classe trabalhadora que reivindicavam melhores condições de trabalho e pela conquista da democracia. O assistente social colocava como objetivo, a liberdade, a justiça social e dignidade humana, demostrando inconformismo pelo sistema político, até então vigente, o povo partiu para luta fazendo movimentos que causou grande agitação na população que estava sendo massacrada pelo autoritarismo com greves e saques de comércio, noticiando a necessidade de mudanças sociais, tais como melhorias econômicas, qualidade de vida, de liberdade e da necessidade de um sistema democrático.

O movimento “Diretas Já” no ano de 1983 é um dos movimentos importantes para a conquista da eleição para presidente e pela conquista da democracia dando espaço a sociedade civil que passou a se articular contra a tradição política autoritária, dando inicio a novos movimentos independentes na busca de transformação na relação capitalista, ou seja, tornando-se mais fortes e determinados em suas conquistas através de movimentos sociais, esses movimentos expandiram-se na busca veemente dos direitos da .cidadania. Os assistentes sociais Enfrentavam nessa mesma época questões politicas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com