TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A observação sobre real prática do estatuto do Idoso na Unidade de Saúde da Família USF – Dom Tomaz em Juazeiro-BA.

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                          Centro de Educação a Distância

                                                  Alunas:

                           Alcimone Bruno Feitosa        RA: 375880

Joana D´arc dos Santos Nascimento Castro RA: 400765

Liziane dos Santos Carvalho Costa RA: 371034

A observação sobre real prática do estatuto do Idoso na Unidade de Saúde da Família USF –  Dom Tomaz em Juazeiro-BA.

        

JUAZEIRO-BA

                                             22 de abril de 2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                          Centro de Educação a Distância

A observação sobre real prática do estatuto do Idoso na Unidade de Saúde da Família USF – Dom Tomaz em Juazeiro-BA.

Monografia a ser apresentada ao curso superior de Serviço Social - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP com requisito obrigatório ao término do curso.

JUAZEIRO-BA

        2015

        

 

            1.Justificativa

Esse trabalho foi realizado para a conclusão do curso de Serviço Social, sobre o qual, a escolha do tema foi feito pela pertinência em se saber mais a respeito da prática do estatuto do idoso de uma forma geral, e explorando sua real realização, tendo como base Unidade de Saúde da Família – USF do bairro  Dom Tomaz, localizado na Quadra B Lote 28 A n° 31, s/n – Dom Thomaz, Juazeiro – BA. Dentro do trabalho pudemos abordar a importância do estatuto do idoso na preservação e garantia do mesmo. Diante disso tivemos que procurar bibliografias pertinentes, como livros e acesso a sites específicos na busca do enriquecimento intelectual e do trabalho.

A secretária municipal de Saúde de Juazeiro, amparado pelo Sistema  Único de Saúde – SUS, utiliza o método de atenção básica primária a saúde, as Unidades de Saúde da Família, cada unidade é composta basicamente por: agentes comunitários da saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, auxiliar administrativo, agente de vigilância em saúde e Gerente técnico, essa equipe multifuncional visa a promoção da saúde, assistência fundamental e prevenção a cada pessoa do bairro é assistida até antes mesmo que as patologias se agravem ou surjam.

Estas equipes têm foco e atuação dentro de um número definido de família, localizado em uma área geográfica delimitada. O projeto de saúde da família foi pensado como principal porta de entrada e estratégia de atuação a saúde primaria familiar, diante disso, é imaginado que deva ter qualidade, invejável. Com isso o presente trabalho tem o foco de investigar a real atuação da unidade dentro da sua região e principalmente na população escolhida para estudo, os idosos.

A escolha da faixa populacional, idosos foi feita perante dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2012), que mostrou o crescente número de idosos em terras tupiniquins, onde segundo projeção do instituto no decorrer das décadas em uma projeção a curto prazo iremos ver a nossa projeção da pirâmide etária inverter, onde teremos mais idosos que crianças, segundo o IBGE. Isso está associado a índices de desenvolvimento mais elevados, onde teremos uma queda da fecundidade no entanto, um aumento na expectativa de vida. No entanto é importante observar que as políticas públicas deverão ser revistas ou de fato praticadas, não se restringindo somente a questões previdenciárias  mas de cuidados e atenção aos idosos.

Diante da observação da mudança etária brasileira junto à inquietação sobre o estatuto do idoso e sua real praticidade em unidades de saúde foi pensado a realização deste trabalho que terá cunho inédito e irá revelar a população local, podendo também servir de parâmetro a nível nacional um diagnóstico que poderá servir de prognóstico na busca de melhoria da atenção a atendimento na área de saúde aos idosos.

        

                2. Referencias Bibliográficas

______. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

______. Ministério da Justiça. Política nacional do idoso. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1998.

 ______. Ministério da Previdência e Assistência Social. Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe a organização da assistência social e dá outras providências. Brasília, DF, ago. 2001.

AGÊNCIA CÂMARA. Estatuto do Idoso já está em vigor. 8. jan. 2004. Disponível em: Acesso em 14 abr. 2015

AQUINO, Francisca T.Montenegro de; CABRAL, Benedita E.da Silva. O idoso e a família. In: FREITAS, Elizabete Viana et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (78.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com