TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da teoria das relações com as pessoas

Seminário: A origem da teoria das relações com as pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da Teoria das Relações Humanas decorreu de:

 A necessidade de humanizar e democratizar a Administração.

 O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente, a psicologia e a sociologia.

 As ideias da Filosofia Pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo foi o fundador da escola, já Dewey e Lewin contribuíram para a sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.

 As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

Deste período datam as primeiras iniciativas das organizações de estabelecer caixas de sugestões, clubes de funcionários, incentivos diferenciados, muito mais atenção

O Desenvolvimento da Gestão de Produção e Operações

Em 1929 acontece a grande quebra da bolsa de valores americana, fazendo com que a década de 30, desde o seu início, traga turbulências ao mercado. No final da década de 30 eclode a II Guerra Mundial, que se prolonga até 1945.

O esforço de guerra, para apoiar os respectivos países, leva as empresas manufatureiras a desenvolverem vários setores que passarão a ser fundamentais no pós-guerra, podemos citar a logística, controle de qualidade, uso de técnicas de programação e análise matemática para identificar pontos de operação mais favoráveis (origem da pesquisa operacional), planejamento e controle de produção (CORRÊA & CORRÊA, 2008).

A Toyota e o surgimento da Produção Enxuta

A Toyota tradicionalmente produzia teares para indústria têxtil e começou a produzir automóveis em 1934. Por volta de 1940, com a 2ª. Guerra, a Toyota passou a produzir somente caminhões.

Com o fim da guerra, Toyoda Kiichiro, o presidente da Toyota, determinou que Tahiichi Ohno fosse conhecer os métodos americanos de produção de carros para implantá-los no Japão.

Entretanto, Ohno concluiu que a realidade japonesa da época não permitia que o sistema produtivo americano pudesse ser implementado na Toyota. Ohno sabia que precisava de uma nova estratégia produtiva e a encontrou (WOMACK, 1992).

Tahiichi Ono, disponível em http://www.sdr.com.br/professores/sdr/Ohno_e_seu_sistema_jit.htm.

Uma coisa que os japoneses não podiam fazer era desperdiçar, já que os recursos do país no pós-guerra eram bastante escassos, se fossem capazes de eliminar todo e qualquer desperdício, a produtividade duplicaria. E isto se tornou a base do Sistema Toyota de Produção, que mais tarde seria renomeado por Produção Enxuta (CORRÊA & CORRÊA, 2008).

Toyota Modelo 1947, disponível em http://www.corbisimages.com/Browse/RoyaltyFree.aspx

Atribui-se a Ohno parcela considerável de contribuição ao milagre industrial japonês, que levou o Japão a deixar de ser em 1945, um país arrasado pela guerra, para tornar-se uma das maiores potências industriais do mundo, em apenas três décadas.

A partir da década de 80 a estratégia produtiva de Ohno atinge no mundo o que a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com