TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas

Tese: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  9.535 Palavras (39 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 39

ETAPA N° 1

Aula tema: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistemas. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos primordiais da Teoria Geral de Sistemas, bem como identifique os componentes de um sistema e as relações existentes entre Sistemas de Informação e o Ambiente Organizacional.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Fazer uma pesquisa bibliográfica utilizando-se do livro texto e dos livros complementares indicados para a disciplina sobre os tópicos a seguir. Esta pesquisa bibliográfica consiste em compreender o conceito de cada um destes tópicos, destacando a importância de cada um para os tomadores de decisões e as relações existentes entre eles. Os tópicos são:

1. Dados.

2. Informação.

3. Sistemas.

4. Sistemas de Informação.

Dados

Dado é um registro de um determinado evento.

Normalmente um dado não expressa sozinho algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza.

Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal.

Os dados em bruto são um conjunto de números, caracteres, imagens ou outros dispositivos de saídas para converter quantidades físicas em símbolos, num sentido muito extenso.

Os dados podem ser humanos ou processados por uma entrada em um computador, armazenados e tratados lá, ou transmitidos (saída) para outro computador ou humano. A palavra "dados" é um termo relativo, tratamento de dados comumente ocorre por etapas, e os "dados processados" a partir de uma etapa podem ser considerados os "dados brutos" do próximo.

Informação

A informação é um conjunto de dados com um significado que permite orientar a ação.

Os dados convertidos em informação passam a apresentar um significado, de tal maneira que podem ser interpretados pelas pessoas, produzindo-se informação.

A informação sempre tem um contexto.

Informação enquanto conceito carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo padrão percepção e representação de conhecimento.

Sistemas

É um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.

O sistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.

A boa integração dos elementos componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciarão todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência; por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento do sistema, vindo a causar inclusive falha completa, morte, falência, pane, queda do sistema etc.

Vários sistemas possuem a propriedade da homeostase, que em poucas palavras é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo. As reações homeostáticas podem ser boas ou más, dependendo se a mudança foi inesperada ou planejada.

Em termos gerais, sistemas podem ser vistos de duas maneiras:

• Através da análise, em que se estuda cada parte de um sistema separadamente a fim de recompô-lo posteriormente.

• Através de uma visão holista, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único, i.e., irredutível em suas partes.

Sistemas de Informação

Enquadrado no conceito de sistemas, os sistemas de informação podem ser considerados um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Basicamente, em suas entidades principais são arquivos, bancos de dados, tabelas, protocolos de segurança entre outros.

Sistemas de Informação São subsistemas das organizações e são agentes de otimização dos processos da empresa. As organizações estão em constante mudança, assim, um sistema de informação apresenta-se como agente que auxilia a dinâmica de mudanças organizacionais, que com outras tecnologias e processos podem ser fator de vantagem competitiva para os negócios da empresa.

Os sistemas de informação são criados para organizações, considerando dois aspectos: os componentes da empresa e o nível de decisão na empresa. Os componentes da empresa correspondem aos diversos setores ou departamentos que executam as diferentes funções necessárias ao seu funcionamento. Os níveis de decisão obedecem a uma estrutura de hierarquia existente nas organizações, mas podem ser generalizados como nível estratégico, tático e operacional.

Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações.

Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

Passo 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com