TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre luta e educação

Relatório de pesquisa: A relação entre luta e educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

Refletir sobre as relações entre lutas e a Educação e apresentar compreensões relacionadas com as lutas no contexto escolar.

QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE LUTAS E CULTURA CORPORAL

Figura 1 – Judô como competição

Em uma de suas citações, ANDRADE (1990), diz que, “só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.” Podemos dizer que, essa frase colabora com o objetivo do homem se descobrir através das lutas e da cultura corporal, porque, somente lutando consigo mesmo, ele descobre quem ele é realmente, dando os primeiros passos para o auto conhecimento, seu modo de agir e de pensar consigo mesmo, conhecendo valores que não possuía, assim transformando o ser em estar, estar presente, ser útil e se ajudando a construir seu mundo e dos outros. O verdadeiro lutador é aquele que se supera a si mesmo e não os seus inimigos ou oponentes, a motivação ou a auto-motivação que enfrentamos no nosso dia a dia, é uma luta constante e um movimento corporal incrível, e somente podemos sair vencedores se passarmos por cima de certas barreiras, defeitos ou fraquezas, isso que vai nos ajudar a compreender nossa luta diária e a cultura corporal do movimento através do nosso cotidiano. O homem não pode perder sua identidade, identidade que se conquista com o tempo, e o tempo é curto, e as lutas são uma grande descoberta da cultura corporal que possuímos.

O homem não nasce pulando, saltando, arremessando, balançando, jogando etc. Todas essas atividades corporais foram construídas ao longo do tempo, em determinadas épocas históricas, como respostas a determinados estímulos, ou desafios as necessidades humanas. A cultura corporal é parte de uma cultura dentro da história, e nos dias de hoje serve como preparação, para o movimento do corpo introduzido no contexto escolar através dos jogos, ginásticas, brincadeiras lúdicas, atividades introduzidas, diferentes manifestações como a dança e propriamente dito aqui, as lutas. É necessário que o aluno que terá contato com alguma atividade de lutas ou cultura corporal saiba que caminho foi tomado para o desenvolvimento dessa cultura, é claro, através da história, deste modo o aluno terá um contato maior com a atividade desenvolvida e uma idéia mais profunda sobre a cultura corporal. A cultura corporal é tudo o que um grupo de pessoas compartilha na forma de atividades físicas. As relações de lutas com a cultura corporal é que, as lutas também são uma cultura, de diferentes modos, ocorrem de uma determinada cultura, de um grupo social, nascendo diversas formas de movimentar o corpo através dos movimentos específicos das lutas.

Figura 2 - Movimento corporal

As lutas também são uma forma de cultura corporal, possibilita o acesso de quem pratica a diferentes ações e dinâmicas de diferentes lutas, abre-se um leque de perspectivas sólidas e conhecimentos valiosos. A relação acredito eu esta nos dois sentidos, lutas e cultura corporal tem um mesmo sentido, uma mesma proposta, proporcionar bem estar e uma qualidade de vida melhor a todos aqueles que praticam determinada modalidade de lutas, socialmente falando em todos os padrões de vida, familiar, no trabalho, na escola, e em todo exercício que a vida nos determina a fazer. Sem dúvida, a luta é um enorme elemento da cultura corporal do movimento humano, é parte de uma histórica do homem e sua natureza. Lutando, o homem veio modificando civilizações. A luta facilita o potencial emocional, da auto percepção, da comunicação, das transformações do indivíduo e de suas relações com tudo que o envolve e com os outros. Por ela aprende-se a conhecer a si e ao outro, compreender suas limitações e desenvolver suas capacidades e habilidades. O trabalho com lutas engloba uma cultura corporal ampla e diversificada, em que, além dos seus movimentos de golpear e defender encontra-se um vasto conjunto cultural herdado do povo de origem da luta, esse conjunto corporal existe em todas as modalidades que praticamos em lutas. Assim, Figueiredo (2004) relata que, a Educação Física ultrapassa a questão da saúde, relacionando-se com as produções culturais que envolvem aspectos lúdicos e estéticos, deixando de ter como foco apenas o esporte ou os exercícios físicos voltados para uma perspectiva restrita à promoção e ao desempenho de atividade física. Dessa maneira, ensinar o movimento não se resume somente ao ato motor, mas também na aprendizagem cultural, por trás do conteúdo, propriamente dito. Sendo observada a luta com um teor ricamente histórico e de grande importância para a aprendizagem motora, ela torna-se indispensável. Concordo plenamente com o que diz Figueiredo (2004), que o aprendizado de lutas não pode ser visto apenas como ensinamento, mas como produção de riquezas e valores para os alunos, culturais e sociais, sabendo que o retorno será muito maior se ensinarmos sobre a vida que as lutas e a cultura corporal pode nos proporcionar.

O QUE SIGNIFICA COMPREENDER AS LUTAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, ASSOCIADAS AOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Figura 3 - Aula de capoeira em uma escola

Qual a concepção de Educação Física e Escola que sabemos? E para que serve a Educação Física na Escola? Acredito que somente desta maneira podemos compreender que as lutas podem contribuir para o desenvolvimento do aluno e ser uma poderosa ferramenta pedagógica. Hoje, o professor de Educação Física aleatoriamente produz algumas lutas em suas aulas sem que ele perceba, como por exemplo, professores que usam o empurrar, o puxar, o segurar, o cabo de guerra, o braço de ferro, nas aulas de Educação Física, podemos chamar isso de pré-lutas, mas sem o conhecimento do professor. Bem, o objetivo de incluir lutas no contexto escolar não é o aperfeiçoamento técnico, isso deve ficar bem especifico, e podemos usar esses recursos de lutas ou pré-lutas como movimento de cultura corporal, movimentos que irão servir muito mais para beneficio do que para uma competição mais séria, ajudando a criar na pessoa um repertório para ela e a partir da vivência destes movimentos, utilizando os recursos das lutas para as lutas como meio de ajudar a combater o falta de movimento corporal, quer dizer, as dificuldades que aparecerem serão analisas com critério para um melhor crescimento de suas habilidades motoras que ainda não se viam. O Ensino de lutas nas escolas vai favorecer professores através dos movimentos específicos, como falado, (o gestual técnico não é a intenção),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com