TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Crista

Por:   •  25/10/2018  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Ética Cristã

Para o relativismo cultural, o que é certo e o que é errado faz parte de cada cultura, ou seja, coisas que para uma sociedade pareciam corretas, poderiam ser consideradas incorretas para uma outra sociedade no mesmo período.

A crença no que é certo e o que é errado nos é passada por normas criadas pela sociedade em que vivemos, mas essas normas não são absolutas em todas as sociedades. Com base nisso, não faz sentido questionar se algo é correto ou não tendo como base o seu ponto de vista, que é pautado por normas criadas em sua sociedade.

O ponto de vista acerca do bem e do mal é relativo a cultura do individuo e não deve ser tratado como verdade absoluta. Não existe verdade absoluta no que tange a cultura, uns veem de uma forma, os outros de outra e nenhuma delas pode ser julgada como ruim, já que cada um tem uma cultura e com isso tem suas próprias normas para julgamento.

As pessoas que julgam outras com base em sua cultura, limitam-se a pensar que somente as normas de sua sociedade são corretas, o que é muito ruim, já que a raça humana é feita da diversidade.

O relativismo cultural é importante, pois nos passa uma base de valores que é comum para as mais variadas culturas, o que nos possibilita viver em comunhão com varias culturas diferentes.

Mas como tudo, o relativismo tem um porém: Não podemos nos conformar com tudo. Não é porque algo é moralmente aceito por uma sociedade que temos que abaixar a cabeça e concordar, se não estamos de acordo é preciso questionar e questionar é negar o relativismo cultural.

Por isso é importante saber mediar as coisas, não é porque uma maioria da sociedade considera algo correto, que todo o resto tem que estar de acordo com aquilo. É preciso ter bom senso crítico quando se trata de moral.

Quando se aceita o relativismo cultural, se abre mão de criticar e questionar normas de uma sociedade, o que é errado, já que todos temos direito a ter uma opinião sobre qualquer assunto.

É por isso que se considera o relativismo cultural problemático, já que quando aceito, torna impossível questionar valores sociais. O que nos leva a aceitar as normas sociais sem critica-las.

Tendo como base todas essas questões, penso que é importante considerar o relativismo cultural no momento de formar nossas opiniões, porém é importantíssimo não deixarmos de lado nossos valores e muito menos ignorar nosso senso crítico quando se trata de questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com