TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM FINANCEIRA UNOPAR

Pesquisas Acadêmicas: ABORDAGEM FINANCEIRA UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Administrar é um termo amplo quando se trata de uma empresa. Administra-se rotinas, os balanços, os bens, enfim, as necessidades do mercado, o todo. Uma empresa deve pautar-se em normas que a levem ao sucesso e abrir-se para as novas tendências. De nada vale observar o mercado externo se seus balanços, sua saúde financeira não for bem elaborada. Também não é possível observar o mercado final sem ouvi-lo e compreende-lo. Deve-se observar que uma boa situação financeira não apenas garante que haja boas receitas e fluxo para pagamentos mas também que a empresa conseguirá sobreviver a tempos difíceis, caso estes ocorram pois, o mundo empresarial é assim, previsivelmente imprevisível.

2. DESENVOLVIMENTO

Analisando o ato administrativo pode-se observar que grandes empresários se utilizam de métodos bastante conhecidos no ramo empresarial, métodos estes que foram criados com o intuito de suprir uma necessidade, mas, que ainda hoje servem de base para grandes empreendimentos. Uma empresa que se norteia através das funções administrativas possui um tratamento gerencial que irá lhe conferir tomada de decisões de modo estratégico, investimentos coerentes com os objetivos empresariais, a prevenção de problemas e a resolução destes.

Deve-se observar que estas funções possui um cunho altamente estratégico, uma vez que busca através de suas normas a tomada de decisão bem como o acompanhamento de todo o grupo e de suas atuações internas e externas, e ainda, a observação do mercado externo enquanto influenciador das atividades empresariais vigentes.

Aproximando um pouco mais o que foi relatado podemos vislumbrar através de casos propostos duas situações empresarias. Na primeira, vê-se um empresário fabricante de utensílios domésticos de alumínio que inicia seu empreendimento apenas com a observação do mercado, quando este percebe a necessidade destes materiais em lojas de 1,99. A partir daí começa um processo que deve passar por uma análise financeira severa. Percebe-se que o empresário investiu R$140 mil reais, um valor bastante elevado, mas que tem gerado por mês R$300 mil ou seja, mais que o dobro de seu investimento.

Para garantir o aumento dos lucros e a sua manutenção no mercado, este investe em novidades, focando sempre no cliente, atendendo as suas necessidades. Em meio a isso, é valioso observar que a empresa esta em constante investimento visto que em entrevista foi dito que há constantes investimentos “na qualidade dos produtos e também em novidades.”

É necessário observar a saúde financeira da empresa, como já foi tratado. Este é o ponto chave deste grupo empresarial e, com isso, estes conseguem manter-se firmes frente à concorrência, portanto, subtende-se que a empresa conta com um controle interno bem elaborado. É através desse controle e da análise de todas as atividades internas da empresa que se pode vislumbrar novos investimentos.

Em contraponto a este empreendimento observemos o segundo caso relatado,o de um empresário do ramo de perfumaria que, através de um plano de negócios bem estruturado, inicia uma empresa sem capital próprio. O plano de negócios foi o fator decisivo para a capitação dos recursos financeiros, mas, deve-se tomar cuidado ao iniciar um empreendimento com uma dívida tão elevada. Mais uma vez deve-se observar o controle financeiro, as atividades contábeis, o controle interno coerente com as atividades empresariais. Em reportagem o químico e empresário revela que, “o retorno da empresa já permitiria até quitar o valor se fosse conveniente.” Isso demonstra claramente que a empresa tem batido as suas metas financeiras, e que as expectativas tem sido alcançadas. Nos dois casos deve-se ampliar as possibilidades. Deve-se observar que a empresa não caminha sozinha e que uma gama de possibilidades pode desestabilizar uma organização.

A exemplo pode-se citar a inflação que termina por impedir investimentos e freia a economia. Com a inflação sob controle “os insumos ou matéria-prima deixam de impactar no orçamento das empresas de forma negativa”. Esse impacto liga-se diretamente ao consumidor final uma vez que os aumentos nos insumos e matérias primas gera um aumento considerável ao consumidor final e a perca da competitividade por parte da empresa.

Os salários também constituem uma variável bastante importante. Analisando o caso do empresário Evaldo Oliveira, este conta com apenas 54 funcionários responsáveis pela produção de 120 mil peças por mês. A influencia do salário na produtividade é efetiva. Melhores salários aumentam a satisfação que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com