TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD- GTB CEDERJ

Artigo: AD- GTB CEDERJ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Faça uma pesquisa e aponte um possível problema ético associado ao Projeto Genoma Humano. 

Aponte  como e por que o conhecimento do genoma humano possa envolver conflitos éticos no caso que você encontrou em sua pesquisa.

1)Resposta: “A ponderosa tecnologia analítica dos dados do Projeto Genoma Humano apresenta aspectos

complexos de ética e privacidade para os indivíduos e para a sociedade. Esses desafios incluem privacidade, honestidade no uso e acesso da informação genômica, aspectos clínicos e reprodutivos e comercialização.”*

Podemos citar como um problema ético a possibilidade de identificar os genes de comportamento como por exemplo: a da doença do humor, alcoolismo,homossexualismo, depressão, entre outras; poderia trazer futuras discriminações na sociedade. Por exemplo, se uma pessoa tem pré-disposição ao alcoolismo e caso ela queira arrumar um emprego, será mais dificil. Ao mesmo tempo, caso a pessoa tenha a pré-disposição para um mau comportamento, isso servirá de desculpa para leva-lá agir de tal forma.

*Trecho retirado do site : http://genoma.ib.usp.br/

2)Em uma pequena ilha, habitada por apenas 100 habitantes, foi constatada a alta freqüência de uma determinada doença  genética quando comparada a freqüência na população humana. 

Esta alta freqüência da doença pode ser justificada, em parte, pelo grande endocruzamento (cruzamento entre parentes próximos). Entretanto um outro fator, denominado de “deriva gênica” também pode contribuir para a prevalência desta doença.

A justificativa acima está correta?  Por que?

Resposta: Sim. Além do endocruzamento, a deriva gênica pode sim contribuir para a prevalÊncia da doença. Pois ela é comum principalmente quando o tamanho efetivo da população que se “cruza” é baixo. “A deriva gênica afeta a composição gênica da população, mas diferentemente da seleção natural, através de um processo completamente aleatório.” *

Fonte de pesquisa: Site: books.google.com.br

*Trecho retirado do site: ib.usp.br

3)Qual o papel dos trabalhos de Thomas Malthus no desenvolvimento da teoria evolutiva?

Resposta: Thomas Malthus dizia que a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma de progressão geométrica (ou seja, de forma muito maior). Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele també, propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilibrio entre produção de alimentos e população. Essa teoria ajudou Darwin na teoria evolutiva, que levou em consideração as pressões seletivas do ambiente natural.

Fonte de pesquisa: Site: www.brasilescola.com.br

4)O que são mutações e qual o papel destas na variabilidade genética nos organismos?

Resposta: “ A mutação gênica é uma modificação da informação da genética, e que pode resultar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com