TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação à Distância

Pólo de Taguatinga

Ciências Contábeis

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Grupo:

Marcelo Adson de Castro Rosa - RA 3365575627

Orizon Mardem da Silva Ferreira - RA 3345566545

Taguatinga - DF

2013

INTRODUÇÃO

Esperamos executar este trabalho, com muita clareza e exatidão, pois o aprendizado desta Atividade Prática Supervisionada, será de muita valia para o nosso dia a dia como Contadores.

QUAL É O OBJETIVO DE UMA EMPRESA ?

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, der s líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários, porém, o principal objetivo de uma empresa é gerar lucros. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem.

É a maximização do seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentado a riqueza de seus proprietários .

Uma empresa investe em projetos viáveis, como, aquisição de ativos cujos lucros / retornos produzem os maiores lucros possíveis com menores riscos.

ATIVIDADE DE INVESTIMENTO

Relaciona-se normalmente com operações envolvendo os ativos de longo prazo que a empresa utiliza para produzir bens e serviços, incluindo a aquisição e alienação de ativo permanente investimento imobilizado, bem como a concessão de empréstimos.

Ingressos de recursos ou entradas de recursos:

1 ) Recebimento do principal dos empréstimos concedidos;

2 ) Recebimento pela venda de participação em outras empresas;

3 ) Recebimento pela venda de ativo permanente imobilizado.

Saídas de recursos ou alocações de recursos:

1 ) Concessão ( desembolso ) de empréstimos a outras empresas;

2 ) Aquisição ( pagamento ) de títulos patrimoniais de outras empresas;

3 ) Aquisição ( pagamento ) de ativo permanente imobilizado.

ATIVIDADE DE FINANCIAMENTO

Refere-se aos financiamentos concedidos à sociedade por terceiros e / ou pelos sócios. Praticamente são os valores constantes do passivo exigível de curto e longo prazo, que sejam originados de empréstimos financeiros e capital social.

Ingressos de recursos ou entradas de recursos:

1 ) Recebimento decorrente da realização do capital social;

2 ) Recebimento decorrente de empréstimos financeiro , obtido no marcado de curto ou longo prazo.

Saídas de recursos ou alocações de recursos:

1 ) Pagamento de dividendos;

2 ) Pagamento pelo resgate de ações da própria empresa;

3 ) Pagamento do principal dos empréstimos obtidos.

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

Com os seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, o administrador pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais de uma empresa. Acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades financeiras da empresa. Em conjunto com a Contabilidade, elaboram relatórios gerenciais e previsões financeiras de apoio à tomada de decisões.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucros. As funções de um administrador financeiro são:

1 ) Análises;

2 ) Planejamento;

3 ) Controle Financeiro;

4 ) Tomada de decisões de investimentos;

5 ) Tomadas de decisões de financiamentos.

REGIME DE COMPETÊNCIA

O Regime de Competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua origem ou natureza. Sob o método da competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. O Princípio da Competência reconhece a receita quando ocorre a venda, e a despesa quando ocorrida, independentemente de ter sido paga ou não.

REGIME DE CAIXA

São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros. Sob o Regime de Caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos somente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

Este método é utilizado para a preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas. Isto é devido ao fato de que o objetivo principal da contabilidade governamental é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebido e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da citada atividade.

TIPOS DE NEGÓCIOS

Há três tipos principais de organização de negócios: Firma individual, Sociedade por cotas e Sociedade por ações.

1 ) Firma Individual - Uma firma individual é uma forma mais antiga de organização empresarial, pertencente a apenas uma pessoa. Qualquer pessoa com dinheiro pode comprar os instrumentos básicos de trabalho e abrir uma firma individual para começar a produzir bens ou oferecer serviços considerados comercializáveis.

A principal vantagem de uma firma individual é a facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com