TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇão Financeira

Trabalho Universitário: ADMINISTRAÇão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  9.529 Palavras (39 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 39

Por meio desse trabalho podemos compreender melhor os assuntos abordados em sala de aula. Falamos sobre os métodos para analisar investimentos e como proceder em cada situação perante os resultados, esses importantes conceitos vistos na matéria de Administração Financeira nos acompanharão em nossas atividades profissionais, pois são informações de grande valia no mundo do Administrador de Empresas.

As empresas competem num ambiente cada vez mais incerto, e necessitam de profissionais com sólida formação técnica e gerencial em qualquer área de atuação. É preciso propor não só novas ações para sua área, mas também para a motivação do desempenho total da empresa.

1) QUAL É O OBJETIVO DE UMA EMPRESA?

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado: produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para bonito, ou apenas para dizer que é um empresário. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado.

Por outro lado se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos, não é aconselhável logo de cara já ir comprando uma caminhonete do ano, sair gastando dinheiro a toa, é preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte. O dinheiro gera dinheiro, mas se não soubermos utilizá-lo da maneira correta podemos ter uma enorme dor de cabeça.

2) EXPLIQUE AS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

Investimentos: recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se devem levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhor composição para os tipos de ativos financeiros. Os ativos financeiros são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado), este último, deve ser investido com sabedoria e estratégia haja vista que o que traz mais resultados é se trabalhar com recursos circulantes por causa do alto índice de liquidez apresentado.

Financiamentos: tomada de decisões de financiamentos diz respeito à captação dos recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso que seja necessário para a execução de metas ou planos da empresa, levando-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se emprestará mais do que a capacidade que a empresa tem para pagar e ser responsável com suas exigibilidades seja de curto ou longo prazo. O administrador financeiro fusão e sobrecarga, deste modo, a tesouraria (ou gerência financeira) cuida da parte específica das finanças em espécie, na administração do caixa, planejamento financeiro, captação de recursos, tomada de decisão de desembolso e despesas de capital, assim como o gerenciamento de credito e fundo de pensão. Já a controladoria (ou contabilidade) é responsável com a contabilidade de finanças e custos, assim como no gerenciamento de impostos, ou seja, cuida do controle contábil do patrimônio total da empresa. Áreas de atuação como já foi dito, as finanças estão presentes em todas as áreas de uma empresa, possibilitando o funcionamento, sendo extremamente importante a administração e controle eficaz, pois se esta lhe dando com o capital, recursos essenciais da organização e com as decisões que indicarão o sucesso ou o fracasso, dependendo do que foi decidido, deste modo o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas especificas, em alguns cargos ou funções como: Analista financeiro que possui como função principal, preparar os planos financeiros de pesquisas e fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento. É bem verdade que muitas dessas decisões são feitas mediante a necessidade e até ao certo desespero se for o caso, mas independente da situação de emergência é necessário uma análise e estudo profundo e minucioso dos pós e contras a fim de se ter segurança e respaldo em decisões como esta.

A administração financeira de uma empresa pode ser realizada por pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como: vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO) diretor financeiro, controller e gerente financeiro, sendo também denominado simplesmente como administrador financeiro. Sendo que, independente da classificação, tem-se os mesmos objetivos e características, obedecendo aos níveis hierárquicos, O diretor financeiro coordena a as atividades de tesouraria e controladoria. Mas, é necessário deixar bem claro que, cada empresa possui e apresenta um especifico organograma e divisões deste setor, dependendo bastante de seu tamanho. Em empresas pequenas o funcionamento; controle e análise das finanças, são feitas somente no departamento contábil, até mesmo, por questão de encurtar custos e evitar exageros de departamentos pelo fato de seu porte, não existindo necessidade de se dividir um setor que está inter-relacionado e, que dependendo da capacitação do responsável desse setor poderá muito bem arcar com as duas funções de tesouraria e controladoria. Porém, à medida que a empresa cresce, o funcionamento e gerenciamento das finanças evoluem e se desenvolvem para um departamento separado, conectado diretamente ao diretor-financeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com