TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA AGUA

Pesquisas Acadêmicas: ANALISE DA AGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

ANALISE DA AGUA

Sumário

Objetivo------------------------------------------------------------------------pag. 3

Introdução---------------------------------------------------------------------pag. 4

Materiais-----------------------------------------------------------------------pag. 5

Procedimento-----------------------------------------------------------------pag. 6

Resultados e discussões--------------------------------------------------pag. 7

Conclusão---------------------------------------------------------------------pag. 8

Bibliografia--------------------------------------------------------------------pag. 9

Objetivo:

Determinar a dureza, a alcalinidade da água através de experimentos de laboratório.

Introdução

A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água.

Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão.

O método mais comumente empregado na determinação de dureza é o método titrimétrico do EDTA, sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos. A dureza de uma água pode variar de zero a centenas de miligramas por litro, dependendo da fonte e do tratamento aplicado.

O grau de acidificação ou alcalinidade da água é expressado em valores de PH, o que literalmente significa "poder de hidrogênio". Esta escala é baseada inversamente na concentração de íons de hidrogênio na água, quanto mais íons de hidrogênio, mais acida é a água e mais baixo o valor do PH, então, quanto menos íons de hidrogênio mais alcalina será a água e maior será seu valor de PH. A escala de PH varia entre 0(extremamente acida) até 14(extremamente alcalina), com um PH de 7 sua água será neutra.

Materias utilizados:

-Erlenmeyer

-Proveta

- Hidróxido de amônio/Cloreto de amônio

-Preto de eriocromo T

-EDTA

-Agua destilada

-Bureta

Procedimento:

Foram realizados dois experimento, o primeiro com uma amostra de agua, e o segundo com outra amostra de agua diferente do primeiro.

No primeiro mediu-se com uma proveta 50 ml da amostra de agua e assim colocou-se em um erlenmeyer de 125 ml.Com a agua já adicionada, medimos seu PH e foi adicionado três gotas de uma solução básica de cabornato de sódio para que o PH da agua se ajustasse entre 7 e 10, feito isso foi colocado uma porção de preto de eriocromo T, que foi usado como indicador e com isso a solução ficou com uma cor avermelhada e agitou-se o erlenmeyer ate se diluir com a solução.

Em uma bureta foi adicionado a solução EDTA 0,05 mol/L que foi escoando-se gota a gota dentro do erlenmeyer com a solução com agitação constante, foi marcado a quantidade de EDTA 0,05 mol/L que precisou para completar o ponto final da titulação, em que a agua passou de avermelhada para azul.

Esse mesmo experimento foi realizado mais uma vez com a mesma amostra de agua, para que fosse possível observar a variação da quantidade de EDTA 0,05 mol/L que usaria ate completar a titulação.

No segundo experimento, com a outra amostra de agua foi feito o mesmo procedimento.

Resultados e discussões:

Com relação ao experimentos, obtivemos os seguintes dados:

• Amostra de agua 1:

No primeiro experimento foram usados 1,1 ml de EDTA 0,05 mol/L para completar a titulação .

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com