TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Água

Dissertações: Análise De Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

A água é um recurso natural fundamental a vida. Todas as atividades humanas sejam elas residenciais industriais ou agrícolas, envolvem a utilização da água. É a substância mais abundante no planeta, inclusive no corpo humano, ocupando 70% dele. Apesar disso, somente cerca de 0,3% da água doce é apropriada para o consumo humano.

Os parâmetros físico-químicos indicam a qualidade da água distribuída e é de responsabilidade dos órgãos públicos e de abastecimento de água realizar a análise da água que irá para o consumidor.

O termo pH representa a concentração de íons hidrogênio em uma solução. Na água, este fator é de excepcional importância, principalmente nos processos de tratamento. (BRASIL, 2006)

A condutividade é a expressão numérica da capacidade de uma água conduzir a corrente elétrica. Depende das concentrações iônicas e da temperatura e indica a quantidade de sais existentes na água. A condutividade da água aumenta à medida que mais sólidos dissolvidos são adicionados. Altos valores podem indicar características corrosivas da água. (CETESB)

A turbidez da água é devida à presença de materiais sólidos em suspensão, que reduzem a sua transparência. Pode ser provocada também pela presença de algas, plâncton, matéria orgânica e outras substâncias, como minerais e areia, resultantes do processo natural de erosão ou de despejos domésticos e industriais. É um indicador sanitário e padrão de aceitação da água de consumo humano. (BRASIL, 2006)

O objetivo dessa prática foi analisar a qualidade físico-química de amostras de água do IFPI, Campus Teresina Central, para os parâmetros pH, condutividade e turbidez da água, comparando os resultados encontrados com o permitido na legislação vigente, especificamente a portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com