TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TEÓRICA: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - (D.R. E).

Ensaios: ANÁLISE TEÓRICA: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - (D.R. E).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que a técnica da contabilidade teve inicio em tempos muitos remotos. Sendo assim foi desenvolvida e moldada por civilizações primaria como os fenícios que a partir de suas necessidades, foram desenvolvendo suas técnicas contábeis voltadas para o comércio como, por exemplo, a especulação da quantidade de seus estoques oriundos de suas inúmeras e fartas colheitas, com o passar do tempo vieram os Egípcio e assim sucessivamente até chegar à data presente.

Ao longo dos anos com a difusão da prática da contabilidade no mundo inteiro, houve a necessidade de está cada dia mais aprimorando suas técnicas para que o indivíduo (empresa) tivesse mais facilidade para reconhecer como está o processo da sua entidade, ou seja, neste caso, se há lucros ou prejuízo.

Para essas finalidade foi criadas Demonstrações Contábeis, conhecida também por Demonstrações Financeiras, através da Lei 6.404/76, a qual recentemente obteve uma alteração para Lei 11.638/2007, Sendo assim um dos principais objetivos das Demonstrações é levar os administradores internos e externos analisar para que partir daí possam tomar decisões precisas, em relação a uma determinada empresa. IBRACON (NPC 27).

Essas Demonstrações consistem: em Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos acumulados; Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos ( DOAR); Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); Demonstrações Comparativas e por fim a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) a qual será abordada durante essa pesquisa.

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das demonstrações obrigatória para a entidade, pode ser ela de médio ou grande porte, e que segundo a sua legislação exige a apresentação do montante do lucro por ação, portanto o intuito principal é analisar quais os efeito que surte da Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E) para o administrador , ou seja, a sua finalidade para gestão empresarial?

A relevância dessa pesquisa está em identificar as teorias de análise dessa

Demonstração; Contribuir com a melhor qualificação de recursos humanos na área de Ciências Contábeis; Utilizar métodos simplificados para complementar o conhecimento acadêmico, em relação a analise da D. R. E.

Esta pesquisa define-se inicialmente pela introdução, posteriormente apresenta os autores com seus conceitos relacionados a temática abordada seguida de uma breve explicação empírica relacionada a cada autor; por fim, apresenta as considerações finais e Anexos referente ao modelo da estrutura de uma (DRE).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Braga (1999, p. 25) “A interpretação das demonstrações contábeis é de interesse não só para análise do fim do exercício, mas para a atividade administrativa normal”, em especial a Demonstração do Resultado do Exercício (D.R. E) a qual será abordada durante esse projeto que é obrigatória para as empresas e sendo esta muito importante também.

Marion (2003, p. 127) “a DRE é extremamente relevante para avaliar desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em obter resultado positivo. O lucro é o objetivo principal das empresas”. Ou seja, é a parte de grande importância da empresa, pois diz a se a entidade está em boa ou má situação. Vale lembrar que um recurso importante para a empresa é o Lucro do exercício, que sem dúvidas ajuda a situação econômica- financeira da entidade, até mesmo para a mesma tomar decisões.

Matarazzo (2003, p. 45) diz que: “a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa”. Assim como Ribeiro (2003, p. 287) “através da Demonstração do resultado do exercício, pode-se verificar o resultado que a empresa obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período, geralmente igual a um ano.”

Ainda “A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta exclusivamente dados relativos ao desempenho da empresa no período (normalmente um ano), pois apresenta os saldos acumulados das contas de receitas, custos e despesas (as chamadas “contas de resultado”).” IOB (2001)

Portanto, em resumo refere-se que, caso a empresa tenha tido muitas despesas, provavelmente se dará em prejuízo, caso seja o contrario se dará em lucro, portanto a (D.R. E) tem a finalidade de revelar como está a situação da entidade durante o processo de um ano inteiro até chegar ao período em que foi estabelecido para essa apuração.

A Demonstração contábil para usuários internos está referindo-se a (Administradores da entidade e funcionários) E servirá para controlar a entidade e auxiliar as tomadas de decisões com mais segurança baseadas nessas informações. Já para os usuários externo (Acionista, bancos, clientes, fornecedores, governo, outros credores e agentes regulamentadores), E interessante saber, que todas as demonstrações contábeis são obrigatórias para a empresa inclusive o (D.R. E) conforme o art.176 (Lei 6.404/76).

A Lei nº 6.404/76 Estabelece que o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deve ser apresentada na forma dedutiva e com detalhes precisos das receitas, despesas, ganhos e perdas e definido claramente o lucro e prejuízo liquido do exercício, e por ações, sem confundir-se com as conta de Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição do resultado (Manual de Contabilidade Societária). Para que isso aconteça a D.R. E foi criada de modo que cada conta fosse colocada em seu devido lugar como, por exemplo, as despesas operacionais, onde dentro desta conta se encontra todas as “despesas” que a empresa teve ao logo do período a qual será deduzida do valor do Lucro bruto apurado e as demais contas farão o mesmo processo.

O Art. 187 determina como deve ser feita a estrutura da (D.R. E) a qual deve ser iniciada com o valor total da receita apurada em suas operações de vendas, que depois será deduzido o custo total corespondente a essas vendas, apurando-se a margem bruta, ou seja, o lucro bruto, assim como foi citado acima, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais serão deduzidas e assim sucessivamente com as demais conta. Portanto, a estrutura da D. R. E deve ser executada através das normas, para que todos os profissionais da área possam ter um único padrão, pois caso não fosse dessa forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com