TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM UNIDADE ДЕЯТЕЛЬНОСТЬ

Tese: APRENDIZAGEM UNIDADE ДЕЯТЕЛЬНОСТЬ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Tese  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM_UNIDADE

1) Diferencie planejamento estratégico, tático e operacional, indicando

a abrangência de cada um.

Estratégico São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente, defini os rumos que a organização deve tomar nos anos seguintes. Abrange a alta administração da empresa.

Tático São os objetivos que abrangem cada unidade específica da organização. Mais abrangente que o planejamento operacional, o nível tático envolve decisões de departamento, reunindo conjunto de atividades, ao invés de atividades isoladas. Ele é o elo entre os outros dois níveis. Possui um prazo médio, geralmente de um a dois anos no máximo. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. Implementada pela gerência média nas empresas privadas e nas públicas secretarias municipais,como a de desenvolvimento e promoção social.

Operacional São os objetivos específicos e de curto prazo (De agora até no máximo um ano) voltados para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. Este planejamento é feito no nível das operações das empresas ou órgãos. Esse é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimento, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo.

2) Quais os elementos do organograma de uma organização formalizada?

Identifique esses elementos em uma das organizações estudadas na Unidade 1.

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes. Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

3) Para você, qual o papel do líder no alcance dos objetivos nas organizações? Nas empresas estudadas na Unidade 1, qual o estilo de

liderança é adotado nas mesmas? Justifique.

Acredito que o líder tem papel fundamental e crucial no alcance dos objetivos na organização. A liderança se baseia na capacidade de uma pessoa influenciar outras para agir de forma a atingir metas pessoais e organizacionais.

Nas duas empresas escolhidas, percebemos que o estilo de liderança que mais se assemelha com a postura dos líderes é a democrática que é participativa, este tipo de liderança é voltado para as pessoas. Assim as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

4) Qual a importância dos mecanismos de controle na realização das estratégias e objetivos nas organizações? Cite alguns critérios utilizados nas organizações estudadas na Unidade 1, caso tenham planos, objetivos e metas.

O controle interno estratégico é fundamental para assegurar o alicerce para os demais controles. O controle diretivo, ou tático, visa minimizar riscos, garantindo a liquidez, o crédito, a imagem da organização e os procedimentos legais. O controle interno operacional é o responsável por garantir a eficácia dos outros dois e minimizar a possibilidade de falhas na realização dos negócios e na execução das rotinas de trabalho estabelecidas. Portanto, o controle interno é um instrumento gerencial, que funciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com