TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  9/5/2017  •  Dissertação  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO 4

3 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE. 5

MULHER, MERCADO DE TRABALHO E AS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES DO SÉCULO XX 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A seguir vamos falar a respeito de uma realidade que não é vivenciada por uma grande parte da população brasileira.

A família como o primeiro círculo social de um individuo, a importância de uma estrutura familiar, solida, para prepara-lo para a vida em sociedade, em meio competitivo que é o ambiente social de trabalho.

O trabalho na vida de qualquer individuo, que tem após sua formação educacional, uma forte cobrança para ele no que diz respeito aos resultados de seus méritos, coisa que nem sempre é passada de forma justa.

O papel do Estado em fornecer meios favoráveis para esse individuo deixa bastante a desejar, obrigando-o muitas das vezes que ele consiga reverter tal carência.

Projetos e incentivos, políticas voltadas para uma formação profissional, de qualidade são tarefas que pouco a pouco vem sendo trabalhadas, porem, se tratando de um país de dimensões continentais isso nem sempre é tarefa simples.

Vejamos:

2 DESENVOLVIMENTO

Mudando a estrutura de produção e organização da sociedade, essa reengenharia, se foi dada quando o mercado nacional teve abertura à concorrência estrangeira. A necessidade do mercado em que o profissional precisasse ter que desempenhar varias funções.

Assim mudaram-se as estruturas organizacionais das empresas fazendo que o desemprego aumentasse bastante.

Na modernidade tardia, a produção social de riquezas é acompanhada sistematicamente pela produção social de riscos. Consequentemente, aos problemas e conflitos distributivos da sociedade de escassez sobrepõem-se os problemas e conflitos surgidos a partir da produção, definição e distribuição de riscos cientifico tecnologicamente produzidos. (BECK, 2010, p.23).

2.1 A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

É sabido que a divisão do trabalho em sua grande maioria dar-se devido questões culturais e a sexualidade aplicada a determinadas esferas do trabalho. Cargos e ocupações diferenciadas ou a associadas aos indivíduos pelo seu sexo.

Com reestruturação produtiva viu-se que existia uma grande demanda de homens desempregados enquanto que o de mulheres se mantinha nas estáticas anteriores. Apesar das mulheres ganharem terreno se equiparando aos homens no que diz respeito à força de trabalho é visivel que em outras esferas a “inserção excluída” se faz devido a diferenças salarias para profissionais com a mesma qualificação, devido muita das vezes apenas pelo sexo, a mulher ainda tem seus salários inferiores mesmo desempenhando funções e tendo responsabilidades iguais.

No universo familiar não é diferente, com os costumes e culturas arcaicas as mulheres são designadas a terem funções, tarefas, responsabilidades que de certa forma ainda pode-se afirmar: Sofrem preconceito apenas por serem mulheres.

3 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE

Com essa complexidade do mundo atual, com muitas exigências, tende-se a ter uma sobrecarga de tarefas, trabalho, coloca para as famílias uma questão crucial que é a administração do tempo.

Cada individuo tem suas tarefas ocupando quase que 100% do seu tempo hábil voltado para adequar-se a essas necessidades.

Outro ponto importante é que os lares familiares se tornaram locais de entretenimento, varias opções de lazer fazem que o grupo familiar perca a oportunidade do dialogo deixando uma lacuna para interação de gerações.

A necessidade de se criar tempo para praticas familiares, conversas troca de experiências cada um em seu universo e com sua relevância.

Com decisões simples como a organização de horários, essas famílias podem criar artifícios para que haja interação social entre si, pensando na família como uma pequena comunidade projetamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com