TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As relações familiares na contemporaneidade

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................

2.1 A divisão social do trabalho....................................................................................4

2.2 As relações familiares na contemporaneidade.......................................................

2.3  Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares no século xx.................................................................................................................................6

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................

REFERÊNCIAS............................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Diversas têm sido as mudanças no mercado de trabalho, tem se observado crescente aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho mulheres tem ocupado cargo antes considerado mais masculino tais como os de gerenciamento e chefia, no esforço de melhor compreender tais questões. Tem se observado a relação das mulheres no mercado de trabalho, um dos motivos principais destaca-se as situações de mulheres que mora sozinha, das que tem filhos mais não conta com um cônjuge para dividir as responsabilidades.

                   Nos tempos atuais na contemporaneidade, as famílias vêm se distanciando, os cônjuges quase não se vêem, muitas das vezes se desencontram por causa dos horários de trabalho, tudo isso são problemas que vem surgindo e afetando as relações das famílias.

A partir da revolução industrial as relações familiares tomaram outras características, nos anos 60 a vinda da mulher ao mercado de trabalho, as mudanças econômicas e sócias vivenciadas entre as décadas de 80 e 90 foram fatores responsáveis por uma nova configuração familiar, o que era obrigação da mãe, hoje e compartilhada com o pai, avós e outros membros da família ter ou não ter filhos, tê-los fora do casamento, casar-se ou não hoje são escolhas e não imposições sociais.


  1. DESENVOLVIMENTO

 

Marx, em O Capital (1982), diz que a ‘divisão social do trabalho’ diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e necessidade da espécie a que pertence, enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, “simultaneamente, te celão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas” (Braverman, 1981, p. 71).


2.2 AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEidade

Na sociedade a mulher vem ganhando seu espaço aumenta consideravelmente o numero de mulher que vem buscando formação  se agrupando no mercado de trabalho, muitas estão deixando seu papel de dona de casa e visando seus próprios interesses de ser bem sucedida no mercado de trabalho muitas estão deixando a sua obrigação de mãe, deixando de acompanhar o crescimento dos seus filhos e muita das vezes dando importância maior ao mundo do negócio. Outro fato novo que vem crescendo e a maternidade na adolescência, jovens entre 15 e 17 anos tem se tornado mães precocemente devido a falta de orientação familiar.

                      As famílias na contemporaneidade vem sendo afetadas de muitas maneiras mulheres tem se privado do desejo de ser mãe só por pensar que não encontrarão tempo para cuidar de seus filhos na contemporaneidade atual a crise econômica vem trazendo essas e outras situações que vem mudando o pensar das pessoas e com isso a população vem sendo obrigada a deixar os seus ideais seus objetivos.

                    A contemporaneidade pode ser analisada de vários aspectos nesse sentido o processo de individualização e concebido teoricamente como nova fase de modernidade, que tem duas óticas, de um lado a toma como uma libertação do individuo das formas de vida ditadas pela sociedade ligadas às questões de classes e gêneros. Considerando que a transformação da família tem uma grande coerência, embora dêem a impressão de certa desordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com