TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO EFEITO ESTUFA SOBRE O CLIMA.

Exames: AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO EFEITO ESTUFA SOBRE O CLIMA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  13.485 Visualizações

Página 1 de 2

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO EFEITO ESTUFA SOBRE O CLIMA.

O efeito estufa, é um fenômeno natural e benéfico à vida. Constitui-se na formação de uma espécie de “capa protetora” transparente, decorrente da atuação de determinados gases presentes na atmosfera terrestre (dióxido de carbono – CO2; metano- CH4; e óxido nitroso – N2O). Com esses gases, a atmosfera consegue captar parte do calor do Sol, fazendo com que a sua temperatura média seja de 17°C, ideal para as mais diversas formas de vida. Essa “capa” permite a passagem dos raios solares, mas retém grande parte da radiação que é refletida pela superfície terrestre, impedindo sua dispersão no espaço e o consequente resfriamento do planeta.

Em decorrência da retenção do calor, sem os gases que o provocam a temperatura média da Terra seria 17°C negativos, ou -17°C, ou seja, teria gelo de sobra e poucas formas de vida.

Embora a variação da temperatura terrestre sempre tenha ocorrido naturalmente, inúmeros cientistas vêm atribuindo o aumento atípico da temperatura do planeta às atividades antrópicas, ou seja, aquelas realizadas pelo ser humano, resultantes do crescimento econômico e demográfico nos últimos dois séculos. Porém, a ação antrópica faz com que esses gases se multipliquem (com a emissão de CFC's, metano, CO2, e etc) e segure mais calor que o necessário, fazendo com que essa temperatura média aumente. Há estimativas que essa temperatura aumenta em 0,7°C. Pode parecer pouco, mas podemos ver seus "estragos".

O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera da terra estaria provocando alterações irreversíveis do clima, e as consequências poderão ser catastróficas, como as indefinições de estações climáticas, o derretimento de calotas polares e as enchentes.

O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão. O Efeito Estufa que antes era um aliado para a nossa sobrevivência, após a industrialização, começou a virar um vilão da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com