TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENCIA SOCIAL

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar de maneira acentuada sobre as características do município de Floresta do Araguaia, que se situa no Sul do Pará. Apresentaremos fatores desde a fundação do município até os dias atuais.

Será citado sobre as redes de serviço que compõe todas as Secretarias do município: Saúde, Educação, e em especial a secretaria de Assistência Social que é o foco do nosso trabalho. Enfatizaremos todas as informações possíveis sobre a Assistência Social, como funciona, quais suas habilidades e sua importância para a comunidade Florestense

Floresta do Araguaia está na Zona da consolidação, e é vista como uma das grandes potencialidades de exploração de minério e conta com elaboração de várias pesquisas e duas empresas próximo ao município, sendo uma de ouro e outra de ferro. Floresta é considerada a maior produtora de abacaxi da região norte e até mesmo do Brasil. É importante ressaltar que a maioria dos que aqui reside tem plantio de abacaxi para garantir o custo de vida.

2. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO DE FLORESTA DO ARAGUAIA

O trabalho irá mostrar de maneira pronunciada as informações completas do município de Floresta do Araguaia. População estimada segundo dados do CENSO do IBGE 2014, um total de 19.005. Área da unidade territorial (km²) 3.444,285; Densidade demográfica (hab./km²) 5.16; Código do Município 1503044; Gentílica floresta – Araguaiense; Prefeito gestão 2009 a 2017 ALSÉRIO KAZIMIRSKI.

A primeira família a chegar a colônia de Floresta foi a família Barbadinho. Por volta da década de 60 e fixou residência a margens do Córrego Floresta, local atualmente denominado Adolfo Pereira Lima, Contudo, os registros históricos demonstram que a cidade surgiu de um povoado denominado colônia Floresta, pelo fundador Monsenhor Augusto Dias de Brito, que em 31 de dezembro de 1971 através do Governador Alacid da Silva Nunes fundou a colônia com 19 lotes de 900 alqueires em terra de jurisdição do ITERPA (Instituto de Terra do Pará). A colônia desenvolveu e tornou-se distrito de Conceição do Araguaia, em 15 de outubro de 1993, através da Lei Estadual n 5.760/93, publicada no DOU (Diário Oficial da União) e em 03 de novembro de 1993 criou-se o município de Floresta do Araguaia que teve sua emancipação em 01 de janeiro de 1997. Denominada Floresta do Araguaia. Sendo delimitada pelo Macrozoneamento Ecológico Econômico.

3. DADOS DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde conta hoje com um quadro de recursos humanos de 165 funcionários da rede pública e conta com os seguintes Programas e Projetos:PACS (Programa de agente comunitário de saúde); PSF (Programa de saúde da família); Planejamento familiar; - Programa de Suplementação de Ferro; - SISVAN (Programa sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional); Programa Nacional de Imunização; - Programa de Teste do Pezinho (triagem neonatal); - Programa SIS Pré-Natal; - Programa de Assistência das doenças diarreicas agudas; - Programa HIPERDIA (Controle de hipertensão e Diabete); - Projeto de saúde a distância; - Programa Bolsa Família; -Programa de saúde Bucal; - Programa Nacional De Controle e eliminação da Tuberculose; -Programa Nacional de Controle a eliminação da Hanseníase; -PCCU(Programa de prevenção de câncer decolo de útero e mama); -VISA(vigilância Sanitária); -Controle de zoonoses; -Controle de Epidemias; -vigilância em saúde (Epidemiológicas); -Programa de Prevenção das DST/AIDS/HIV; -Laboratório Municipal de Analises Clinicas; -TFD(Tratamento Fora de Domicilio); -Farmácia Básica; -Programa de saúde Mental; -Incentivo a assistência Farmacêutica; -Projeto de combate à dengue; -Projeto de combate a pedofilia; -Projeto de conscientização das DST,S para o carnaval.

Secretaria municipal de saúde, Hospital Municipal, Equipes de Saúde da Família, Equipes de saúde bucal, Equipe de agente comunitário, Unidade de saúde com Atendimento odontológico, Unidade Móvel Medica Odontológico- Trailer, Posto de saúde lote 41, Posto de saúde Bom Jesus II, Posto de Saúde Bom Jesus I, Posto de Saúde da Família Vila Nova, Posto de Saúde da Família Bananal, Posto de Saúde da Família Ametista, Posto de Saúde da Família Bela Vista, Unidade Básica De Saúde Vila Mendonça.

4. EDUCAÇÃO/DADOS REFERENTE AO ANO 2015.

O número de alunos e distribuído na rede de Ensino regular.

Seguinte forma:

• Ensino Fundamental, anos inicial (1° ano a 5ª ANO): 2031 alunos.

• Ensino Fundamental, anos final (6ª serie 8ª serie) 1463 alunos.

• Educação de Jovens e adultos (EJA) 150 alunos.

• Qualificação de trabalhadores na educação: 403 Funcionários.

4.1 REDES DE SERVIÇOS QUE COMPOE A ASSISTENCIA SOCIAL

O município de Floresta do Araguaia têm buscado a minimização das diferenças sociais existentes no seu território, materializando as ações através de benefícios, serviços, projetos e programas de enfrentamento à pobreza oferecida pela assistência social e demais políticas públicas.

4.1.1 BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS:

Os Benefícios Assistenciais no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são prestados de forma articulada às demais Políticas Públicas setoriais, o que significam um trabalho continuado com as famílias atendidas, com objetivo de incluí-las nos serviços previstos, além de promover a superação das situações de vulnerabilidade. Os benefícios assistenciais se dividem em duas modalidades direcionadas a públicos específicos, são eles:

4.1.1.1. • O Benefício de Prestação Continuada - BPC:

Garante a transferência mensal não vitalício que garante mediante avaliação, um salário mínimo ao idoso com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem tê-la provida por sua família. O recurso financeiro do BPC provém do orçamento da Seguridade Social, sendo administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e repassado ao Instituto Nacional do Seguro Social -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com