TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENTE SOCIAL E O TERCEIRO SETOR

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JOSELI FERNANDES DA SILVA FERREIRA

O ASSISTENTE SOCIAL E O TERCEIRO SETOR

[pic 3][pic 4]

Nova Cruz/RN

2018


JOSELI FERNANDES DA SILVA FERREIRA

O ASSISTENTE SOCIAL E O TERCEIRO SETOR

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a disciplina de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

Professora: Amanda Boza Gonçalves Carvalho

Nova Cruz/RN

2018

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo suscitar a reflexão sobre os conceitos, características e desafios do Terceiro Setor, destacando-se para a atuação do assistente social para um trabalho contextualizado e de qualidade social.

O estudo, a reflexão e a discussão sobre o Terceiro Setor é algo atual e pertinente para o contexto acadêmico, de forma que se busca conhecer sobre quem o compõe, sua finalidade e a atuação dos profissionais que o engloba.

No Brasil é algo relativamente novo, trata-se de um tema atual considerando o processo de configuração desse setor no cenário nacional. Muitos não têm conhecimento do seu significado e da sua importância para a sociedade, portanto o objetivo é de se buscar uma compreensão do papel que as organizações do terceiro setor ocupam no contexto capitalista e a atuação do assistente social nessas organizações.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Sabemos que todo campo de atuação tem requisitos e atribuições específicos para cada exercício profissional. Nas organizações que compõem o terceiro setor, diferentes áreas profissionais podem contribuir para o mesmo, dentre elas, o Serviço Social.

Nesse sentido, a intenção é a de buscarmos uma compreensão sobre o importante papel que o assistente social desenvolve no terceiro setor, partindo para a interrogação: Qual a importância da atuação do assistente social no terceiro setor?


3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Conhecer as atribuições do assistente social nas organizações que englobam o Terceiro Setor.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Apontar o surgimento das políticas sociais públicas no Brasil;
  • Discorrer sobre o Terceiro Setor seus conceitos, características e desafios;
  • Destacar a atuação do assistente social no contexto do Terceiro Setor;

4 JUSTIFICATIVA

Como acadêmica de Serviço Social, escolhi o tema com o objetivo de pesquisar e apreender sobre a política do Terceiro Setor, as organizações que o compõem, a relação com o Serviço Social, concomitante à atuação do assistente social nesta esfera. O Serviço Social está intimamente relacionado com as organizações que envolvem o Terceiro Setor, os assistentes sociais desempenham um papel importantíssimo na atuação dos elementos do terceiro setor na sociedade.

O Terceiro Setor vem aumentando consideravelmente na última década, o desejo em agir em prol do bem comum é o que rege às ações dos voluntariados que atuam neste campo, realizando trabalhos voluntários sem ganho financeiro ou obrigação. Muitos não têm conhecimento afinco sobre este campo de atuação, dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo refletir acerca das relações entre o Serviço Social e o Terceiro Setor, destinando-se àqueles que buscam compreensão sobre o tema abordado e conhecimentos quanto às práticas institucionais. Destina-se ainda a compor parte dos subsídios teóricos, contribuindo para expansão do conhecimento da sociedade civil acerca do assunto.

5 METODOLOGIA

O desenvolvimento se dará através do levantamento de referências teóricas analisadas, e publicadas por meios de escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e páginas de web sites.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Sobre o terceiro setor, que surgiu para diferenciar às ações voluntárias da sociedade civil daquelas exercidas pelo poder público ou dos setores privados com fins econômicos, Meister afirma:

A utilização do nome terceiro setor, no Brasil surgiu para designar um tipo de entidade, com um trabalho específico. Esse trabalho em parte até então estava ligado à igreja. Mas as atividades da igreja não eram tão extensivas ao ponto de responder a todos os anseios. O que realizava era mais um trabalho de caridade: hospitais, escolas asilos, etc. Hoje as instituições terceiro-setoristas têm um campo de atividade muito mais amplo. Agem no sentido de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna (MEISTER, 2003, p. 28).

O terceiro setor é composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, sem fins lucrativos. As organizações que fazem parte desse setor são formadas por voluntários da sociedade civil, que praticam diversos trabalhos comunitários com o intuito de alcançar objetivos sociais e públicos que melhorem a qualidade de vida da população.

O terceiro setor não pode substituir a função do Estado, ele apenas complementa e auxilia na resolução dos problemas da sociedade.

Para Rothgiesser (2004, p. 2), “o terceiro setor consiste em cidadãos que participam de modo espontâneo e voluntário de ações que visam o interesse social. Isto vem mostrar algo em comum com o Estado que é o fato de ambos cumprirem com uma função eminentemente coletiva”.  

Em suma, o Terceiro Setor é o espaço da economia ocupado pelas entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam atividades complementares às públicas, com o papel de solucionar problemas sociais orientado ao bem comum.

O desempenho dessas atividades é financiado com recursos de várias fontes, inclusive do próprio governo. Para Olak (1999), os recursos financeiros chegam às instituições do Terceiro Setor sob a forma de contribuições, doações e subvenções.

Diante dos conceitos e características do Terceiro Setor, não há como negar a importância da atuação de diferentes profissionais, na perspectiva da ação interdisciplinar, tendo em vista o caráter profissional e técnico que os serviços prestados por esse setor necessitam assumir. Diferentes profissionais podem contribuir significativamente e, dentre eles, o assistente social tem importante atuação, considerando a sua especificidade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com