TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

                       Ariane Apª Wiermann Silva                          RA 5321983991  

                       Natália Silva Pinheiro                                   RA 2839300696

                       Vilma de Oliveira Sousa                               RA 4947931547

                       

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

PROFESSORA TUTORA EAD: Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais

Tutora EaD : Jôsi Greffe

JUNDIAÍ/ SP

2015

                   

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        03

2- ORGANIZAÇÕES SOCIAIS        04

3- DEMOCRACIA        05 á 08

4- RELAÇÃO ENTRE ONGs E MOVIMENTOS SOCIAIS        08 á 09

5-  CONSIDERAÇÕES FINAIS        .................10 á 11

6-  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        .................12

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre o processo de mudanças ocorrido desde o surgimento dos movimentos sociais passados até a sociedade contemporânea e sua relação com a Democracia.

 Os movimentos sociais se constituíram em elementos de grande relevância na história das conquistas sociais no Brasil. Nascendo da iniciativa popular, cujo objetivo tem origem e são motivados pelas mazelas ocasionadas pela divergência entre o universo do capital em detrimento do trabalho, assim, do trabalhador, os movimentos sociais se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.

São movimentos de luta por melhores condições de vida e de trabalho, no meio urbano ou rural, como exemplo de movimentos sociais destacou o (MTST) Movimento dos trabalhadores Sem Teto, e um breve estudo sobre o papel das ONGs dentro do contexto dos movimentos sociais.

2. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

A autora realiza, como ela mesma afirma um mapeamento das principais ações coletivas, organizadas em movimentos, redes de mobilização ou associações civis da atualidade.

O foco do mapeamento são as áreas temáticas e seus eixos de manifestações como problemas sociais e a contextualização desses problemas, sua localização geográfica, seus objetivos programáticos e características das suas redes de mobilização.

Como objetivo final, o livro pretende fomentar o debate sobre os movimentos organizados, voltados para a transformação da realidade social, destacando a dicotomia existente entre os movimentos de emancipação e os de controle social.

 A música traduz a realidade que vivemos estamos todos juntos e precisamos de ajuda para mudar a situação a desigualdade social que está cada vez mais presente na sociedade, a falta de emprego, saúde, educação, habitação e com isso o aumento da violência e criminalidade.

O Movimento social seja qual for sua dimensão as autoridades fingem não ouvir a voz do povo e o cidadão é manipulado pela classe dominante, mas não devemos recuar e sim continuar a lutar.

Neste sentido, a autora descreve os problemas detectados de acordo com as suas linhas temáticas, assim como os Movimentos e Organizações correspondentes, retratando de forma crítica as suas dinâmicas, de modo que o retrato seja o mais fiel possível. Ou melhor, de sorte a garantir que a fotografia produzida não seja apagada, borrada ou inerte, mas que não seja também colorida demais, louvatória, com tons propagandísticos (p. 08).

3. DEMOCRACIA

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

Uma das principais funções da democracia são a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE UMA DEMOCRACIA

- liberdade individual
- igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo
- direito ao voto
- educação
- direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão

Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

A democracia evoluiu historicamente através de intensas lutas sociais e, com freqüência, também foi sacrificada em muitas dessas lutas. Nem sempre os movimentos sociais promovem a democracia, mas há uma tendência contemporânea a que muitos deles incorporem uma dimensão renovada de luta democrática, contribuindo para a ressignificação das práticas e teorias democráticas no começo deste século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (282.8 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com