TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.115 Palavras (25 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Movimentos Sociais

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

                                           SANTO ANDRÉ/ SP

                                                        2015

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais.

Tutora EaD: Celina Antonia da Silva

                                            SANTO ANDRÉ/ SP

                                                        2015

SUMÁRIO:

  1. Introdução...........................................................................................4
  2. As Possibilidades de Permanência e Mudanças dos Movimentos Sociais na Atualidade..........................................................................6
  1. Movimentos Sociais no Brasil..................................................8
  2. Presos a Liberdade, Grupo Subsolo.........................................10
  1. A construção da Democracia na Sociedade Brasileira Contemporânea..................................................................................11

       3.1. Democracia - Os lados da Fronteira..........................................13

       3.2. MOVA.......................................................................................15

  1.  O Papel das ONGs no Contexto dos Movimentos Sociais Brasileiros na Contemporaneidade.......................................................................17
  2. Considerações Finais..........................................................................19
  3. Bibliografia........................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

Movimentos Sociais caracteriza-se como um agrupamento de indivíduos envolvidos em um esforço organizado para promover ou resistir às mudanças na sociedade ou grupo do qual fazem parte.

Os movimentos sociais diferem de comportamentos coletivos, como as turbas, e das instituições, os movimentos sociais não são predeterminados, e sim depende de forças sociais e políticas para apoio ou confronto.

A existência de movimentos sociais requer uma organização muito bem desenvolvida.

E de demanda da mobilização de recursos e de pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas sim se trata de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significam que travam uma luta constante e de longo prazo pela causa que defendem.

Em outras palavras movimentos sociais possuem ações organizadas de caráter permanente por uma determinada bandeira.

São Características dos movimentos sociais, Objetivo, Programa que estabeleça como atingir esse objetivo e Ideologia.

 Segundo Alan Touraine os princípios dos movimentos sociais são a Identidade, Oposição e Totalidade, Alan Touraine ficou conhecido pela expressão “SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL”, pois seu trabalho era todo baseado na Sociologia de Ação e seu ponto de interesse tem sido o estudo dos movimentos sociais e um grande opositor das políticas neoliberais.

Tendo como princípio a identidade o movimento social deve escolher quem o representa, em nome de quem, quais os interesses que protege e defende.

Como princípio de oposição, deve lutar contra uma resistência ou um bloqueio sempre vencendo a oposição à apatia ou a diferença.

Princípio da totalidade, e que representa ou defende os interesses de um grupo em particular, fazendo em nome de valores e realidade universais, reconhecidos pela coletividade como um todo.

Os Movimentos Sociais são classificados como Movimento Expressivo, Movimento Reacionário, Movimento Progressista, Movimento Reformista, Movimento Revolucionário, Movimento Migratório e Movimento Utópico.

Movimento Expressivo: São Pessoas submetidas a uma realidade difícil que ao invés de tentar mudar essa realidade, procuram mudar a si mesmos, esse movimento tem como objetivo ajudar as pessoas confortando-as e fornecendo um novo sentido para as suas vidas, exemplo alcoólico anônimos.

Movimento Reacionário: qualquer movimento que não admitindo as mudanças feitas na sociedade, procura voltar às condições anteriores.

Movimento Progressista: é o que procura introduzir alterações positivas nas instituições e organizações, luta por um ensino público de melhor qualidade.

Movimento Reformista: é o que tenta modificar alguns aspectos sociais sem transformar toda a sociedade aos poucos acumulando pequenas vitoria e preparando o terreno para as próximas reivindicações do movimento, exemplo ecológico, feminista, dos sem teto e sem-terra, etc.

Movimento revolucionário: procura alterar o sistema social por completo que existe de forma rápida e drástica, sendo seus integrantes subversivos com o sistema social existente substituindo por outro. Alguns movimentos revolucionários da história como da Revolução Francesa, Revolução Russa e o famoso Sendero Luminoso que foi o movimento revolucionário peruano com o objetivo de implantar uma sociedade marxista.

Movimento Migratório: é o movimento de pessoas que optam por deixar sua região e vão tentar a vida em outro lugar.

Movimento Utópico: são pessoas que procuram criar uma realidade social que só pode ser vivenciada por um grupo relativamente pequeno, como as comunidades alternativas, porém geralmente esse tipo de movimento acaba por se tronar em alguma forma de fuga.

Outros movimentos sociais existentes como forma de reivindicação e de manifestações são os da causa operaria o movimento negro (contra o racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra as homofobias, separatistas, movimento marxista, socialista, comunista, entre outros, alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões, (como os separatistas na Europa), porem outros tem expansão global viabilizando meios de comunicação e veiculação da informação para romper fronteiras geográficas em razão da natureza e de suas causas, e ganhando adeptos por todo o mundo, exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de atuação internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (385.5 Kb)   docx (160.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com