TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL MOVIMENTOS SOCIAIS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

MOVIMENTOS SOCIAIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Juliana dos S.C.Pereira..................RA 5560122113

                                        Solange de Oliveira Soléo.............RA 5531115493

                                                                6º SEMESTRE

Juliana de Faria..............................RA 4300077738

                                                                7º SEMESTRE

PROFESSOR Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 25 DE MAIO 2015

INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais ao longo do tempo descrevem uma trajetória que tem suas variações de acordo com a política reinante e suas necessidades. A história destes movimentos são narradas em ações que levaram à transformações de caráter emancipatório ou meramente como intregratório e conservador. Muitos movimentos ganharam espaço e respeito pelas suas conquistas, lutando pelos seus ideais de forma racional. Este artigo tem como proposta nos levar a refletir sobre o surgimento destes movimentos sociais, o cenário político e histórico no qual eles se criaram e a importância deles nas conquistas das diversas áreas. Movimentos que de fato conseguiram seu objetivo construindo e oficializando conquistas que representam mudanças significativas em nossa sociedade para aceitação de novos conceitos e dando o direito de escolha e dignidade para os cidadãos em suas diferentes raças, credos, posição social, entre outros. Nos mostra, também, as mudanças destes movimentos na atualidade, diferentes dos anos 70 e 80 que lutavam para ter acesso aos direitos, hoje lutam por causas próprias, perdendo sua autonomia por diferenças político-ideológicas dividindo os movimentos sociais e dificultando suas ações.

ANÁLISE

Iniciamos este artigo apresentando o conceito de movimentos sociais: refere se à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico, permeados por tensões sociais. A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.

Por outro lado, conforme aponta Alain Touraine, Em defesa da Sociologia (1976), para se compreender os movimentos sociais, mais do que pensar em valores e crenças comuns para a ação social coletiva, seria necessário considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico no qual, assim como também apontava Karl Marx, estaria posto um conflito entre classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura. Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação.

 Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros. [pic 2]

A partir da urbanização e da globalização, os movimentos sociais tem adquirido novos contornos perante a sociedade, crescendo em dinamismo e criatividade. Surgem movimentos sociais de dimensões planetárias, potencializando reivindicações que haviam emergido antes, mas que, somente com a tendência à formação de redes, puderam ganhar maior visibilidade, como é o caso do movimento das mulheres e dos movimentos negros e indígenas. Estas redes acabaram por dar o tom das lutas antiglobalização,quando o fenômeno da globalização ganhou avassaladora hegemonia.

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.   A sociedade em rede permite que cada vez mais pessoas tomem conhecimento e se tornem parte de movimentos sociais. 

Entre os vários movimentos, optamos em fazer um breve relato sobre o Movimento Estudantil dando como exemplo de um movimento que através das manifestações, ao longo do tempo, fez importantes conquistas mudando, inclusive, a política de nosso país.

[pic 3][pic 4]

Este movimento nasceu na época do império no ano de 1710 onde no decorrer do tempo já interferia na política do país requerendo a Proclamação da República e Abolição dos Escravos. Muitos feitos foram registrados através dos movimentos estudantis inclusive em relação ao desenvolvimento cultural, mas, foi na época da ditadura militar (1964) que o movimento teve uma representação muito grande na luta pela liberdade de expressão. Muitas vidas foram sacrificadas em nome desses ideais e por isso o movimento perdeu força, reaparecendo por volta de 1974 lutando junto com a população pelo voto direto derrubando a ditadura militar. Em 1988 foi a primeira eleição direta, depois de 34 anos de eleições indiretas, foi eleito o presidente. Este mesmo presidente foi derrubado pelos “caras pintadas” (nova roupagem do Movimento Estudantil) devido a corrupção no governo. Recentemente através das redes sociais, o Movimento Estudantil organizou, junto a população, manifestações requerendo passe livre, entre outras causas. Observamos o poder do movimento que muito contribuiu para as mudanças políticas no Brasil e que também sofreu influências, pois assumiu aliados partidários formando diferentes grupos lutando por causas diferentes um grupo do outro perdendo a hegemonia dificultando seu controle e credibilidade, uma vez que muitas manifestações hoje acabam em vandalismo. Se faz necessário que o movimento reveja esses diversos grupos partidários e procure estratégias para que novamente ganhe seu espaço e respeito e que volte a suas lutas pela transformação social e não por causas individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (444.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com