TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  11/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 19

       UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP  [pic 1]

          BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

           

         

           MARIA GORETE SANTIAGO FRAZAO                 RA:350815

        RITA DE CASSIA OLIVEIRA CARDOSO               RA:350696                                 

               ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS                

                                        MOVIMENTOS SOCIAIS

        

                                                           TERESINA/PI

                                    MAIO/2015

          MARIA GORETE SANTIAGO FRAZAO  RA:350815

          RITA DE CASSIA OLIVEIRA CARDOSO RA:350696

 

                   

                       ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

              MOVIMENTOS SOCIAIS

                                       

     

  ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA  APRESENTANDO A DISCIPLINA MOVIMENTOS SOCIAL ,7 PERIODODO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE UNIDERP COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇAO DE NOTAS, TUTOTA A DISTANCIA: MARIA EDILENE XAVIER R .GARCIA , TUTORA PRESENCIAL: CLAYDIVANIA MENEZES

                     TERESINA/PI

                  MAIO/2015

                     

 MOVIMENTOS SOCIAIS

 O seguinte livro destaca cinco pontos fundamentais no redesenho dos movimentos sociais no contexto sociopolítico, econômico e cultural dos países da America latina. O objetivo central do livro e o mapeamento e a analise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns.

         Os pontos relevantes que diferenciam os movimentos na atualidade, em relação a outros momentos do passado são:

         1-A necessidade de qualificação do tipo de ação coletiva que tem sido caracterizado com o movimento social. Os movimentos sociais sempre tem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas.

        2-Nos dias atuais, os movimentos sociais são distintos tanto daqueles que levaram sua emergência na cena publica no século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Na America latina, especialmente no Brasil, os atuais movimentos sociais são distintos dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista.

O novo milênio apresenta uma conjuntura social e política extremamente contraditória na America latina. Em alguns países da região houve uma radicalização do processo democrático e o resurgimento de lutas sociais tidas como tradicionais, a exemplo de movimentos étnicos na Bolívia e no Equador, associados ou não a movimentos nacionalistas como os dos bolivarianos.

         Sabe-se que a luta dos indígenas de resistência à colonização europeia e secular.  Deve-se assinalar também que inúmeros territórios indígenas passaram a ser, em vários países, fonte de cobiça devido aos minerais e outras riquezas de seu subsolo, assim como seus cursos de água, ou meramente por localizarem-se em rotas onde se planejam gasoduto e outras intervenções macroeconômicas, acirrando assim a tensões sociais.

         3-As alterações do papel do estado em suas relações com a sociedade civil e em seu próprio interior. As novas políticas sociais do estado globalizado priorizam processos de inclusão social de setores e camadas tidas como vulnerabilidade ou excluídas de condições socioeconômicos ou direitos culturais.

         4- As relações desenvolvidas entre diferentes sujeitos sociopolíticas presentes na cena publicam alteraram-se neste milênio. Questões básicas que dão suporte a expansão do capitalismo, em termos de infraestrutura, tais como água, energia, certa mineral e etc.

          Em resumo, ações coletivas geradas por movimentos sociais do tipo MST viam campesina ou movimento indígenas tem outro sentido e fundamentos neste novo milênio.

          5-Grandes lacunas continuaram na produção acadêmica a respeito dos movimentos sociais, embora elas tenham estado presentes na literatura há algum tempo e alimentado o debate a respeito.

         6-Podemos diferenciar um movimento social criado a partir da sociedade civil, por lideranças e demandatarios, de ações civis organizadas ao redor de projetos de mobilização social e que também se autodenomina movimentos.

         7-A falta das diferenças históricas e teóricas tem dado margem para equívocos em algumas pesquisas sobre as ações coletivas na realidade brasileira atual. No Brasil, nem os movimentos sociais ou o associativismo morreram, e nem os novos ativistas/mobilizadores dominam completamente a cena da sociedade civil organizada. Os novos ativistas são mobilizados para participarem de ações sociais, estruturadas por agentes do chamado terceiro setor, ou por agentes governamentais, via políticas publicas indutoras da organização popular, como nos conselhos gestores, ou mobilizados pelos fóruns temáticos nacionais, regionais ou internacionais.

         As novas categorias de analise ganharam centralidade nas ciências sociais a partir dos anos 90 tais como mundializaçao, planetarizaçao, sistema-mundo, sociedade mundial e sociedade dos indivíduos, processos de exclusão e inclusão social etc.

         O que se questiona no atual livro e o uso das redes e estruturas associativas existentes na sociedade civil como meros agentes instrumentais para resolver problemas decorrentes da ma distribuição dos serviços sociais públicos, via a participação daqueles agentes em projetos e parcerias publicas, onde não tem autonomia  ou horizonte mínimo de emancipação aos participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (131.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com