TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

NOME: Robson da Silva RA: 3875766460

NOME: Nilda Magalhães Bortoletto RA: 5567143869

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

PROF. TUTORA EAD:  

Piracicaba, 24 de Setembro  

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------3        .

MONITORAMENTO e AVALIAÇÃO das POLITICAS PÚBLICAS--- 4.

PROJETO SOCIALIZANDO, CORTE & ARTE COMO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.----------------------------------------------------------- 6.

DEFININDO AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO------------------------7.

A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE BRASIL HOJE PARA OS PRJETOS SOCIAIS-------------------------------------------------------------8.

A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE BRASIL HOJE PARA OS PRJETOS SOCIAIS--------------------------------------------------------------9.

O QUE É UM INDICADOR SOCIAL-------------------------------------------9.

TIPOS DE INDICADORES------------------------------------------------------10.

CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------11.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------12.

INTRODUÇÃO        

Mostraremos através desse trabalho um novo formato da maneira que a Avaliação  de programas e Serviço Social vem se apresentando no Brasil, através de uma retificação metódica nas principais bases de dados da nossa sociedade. Mediante pesquisas que nos fornecem subsídios para entender o processo para avaliar e identificar falhas, revisando possíveis falhas a fim de possibilitar correções em todos os  projetos da implementação.

Alguns critérios serão apresentados para o aprimoramento dos resultados a serem avaliados, deixando claro o foco em relação aos objetivos dos projetos.

Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas.

Um Sistema de Avaliação e Monitoramento eficaz permite um acompanhamento que nos leva para as finalidades e metas desejadas, nesse processo de avaliação existe todas etapas do processo de planejamento, identificando possíveis falhas e também revisando decisões, possibilitando correções e justura no decorrer do projeto.

A era moderna está em permanente alteração, permitindo também mudanças na sociedade, assim como as legislações se modificam, sendo então de muito importância o monitoramento por meio de indicadores, que por meio de diferentes fontes e referencias informam o desempenho dos programas e das políticas. Contudo se faz necessário a Avaliação que consiste em conhecimentos através do estudo para se chegar a vários objetivos, com a finalidade de ajustar os processos de implementação, diferente do monitoramento que é um processo contínuo e que aponta os problemas que os Gestores irão enfrentar .

O marco para mudanças no campo das Políticas de Assistência Social no Brasil se deu com a Constituição Federal de 1988 que atrás ao povo brasileiro uma de suas prioridades a defesa do direito social.

Através do reconhecimento em defesa dos direitos da cidadania resultou na corporação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e na aprovação da recente Política Nacional de Assistência Social (PNAS), construindo logo em seguida o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O objetivo do Monitoramento e Avaliação é apontar as ações do governo com clareza a partir dos relatórios de prestação de contas a sociedade, assessorar tomadas de decisões e também aperfeiçoar a Gestão de planos e dos programas, permitindo revisões e ajustes.

A Avaliação e Monitoramento está inter relacionados, ou seja, caminham juntos com a finalidade de buscar melhor resultado para a prática do bem estar social. Durante todo processo da Avaliação é essencial focar no chamado Marco Zero, visto que poucos profissionais faz o uso dessa importante ferramenta.

Para avaliar é preciso principalmente para apresentar uma economia de tempo, recursos e trabalhos, seguindo a ética e dever para com os cidadãos.

“As organizações que atuam na esfera Pública precisam apresentar a sociedade os resultados/produtos de sua ação (Carvalho; 1997. P 115)”.

Todas organizações públicas devem deixar claro transparente para sociedade o resultado e a eficácia dos projetos, custos efetuados e ações praticadas. Também é importante executar um projeto com toda transparência para segurança das Organizações onde transmitirá confiança para o público alvo e da sociedade onde se inscreve.

Segundo CARVALHO (1997), a Avaliação contém três características processuais: é contínua e permanente; indo da concepção inicial aos resultados do projeto; Envolve os atores envolvidos na apreciação dos resultados e implica em favorecer aos integrantes, sejam usuários ou equipe Gestora, o exercício da ação reflexiva.

Para um bom começo e uma Avaliação segura com qualidade a Instituição realiza Margo de investimento e participação, mobilizando parcerias e capacitando todos envolvidos, qualificando o método de reconhecimento das demandas, dando prioridade as ações coletivas, sendo contrário ao ganho individual.

Em todos os processos de Avaliação e Monitoramento deve existir um plano e projeto de Ação Contínua, interromper durante o processo poderá correr um risco de interferência nos resultados e pode não possibilitar uma análise adiante, além da qualidade em si, como também comprometerá a confiabilidade dos envolvidos.

PROJETO SOCIALIZANDO, CORTE & ARTE COMO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.

Objetivo: buscar a interação e autonomia do Adolescente em Conflito com a Lei, rompendo com a prática infracional, além de aulas técnicas criar dinâmica através de olhar humanizado para uma melhor triagem, oferecendo condições adequadas para o desenvolvimento profissional como ética e postura, estimulando novos hábitos e aprendizados. Despertar talentos e trabalhar potencialidades através da Oficina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com