TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) Serviço Social

Seminário: ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas) Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

NATALIA BEATRIZ SOUSA FREITAS / RA: 411003

LILIANE DO SOCORRO M. DA SILVA / RA: 432354

ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas)

Serviço Social – 2º Semestre– Professora

Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Ananidneua-Pará-Setembro-2013

NATALIA BEATRIZ SOUSA FREITAS / RA: 411003

LILIANE DO SOCORRO M. DA SILVA / RA: 432354

ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas)

Serviço Social – 2º Semestre –Professora

Mestre Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Atividade Prática Supervisionada realizada para avaliação da Disciplina

Fundamentos Histórico Teórico Metodológico do Serviço Social I-NR DMI 797” do Curso de Serviço Social 2ºSemestre.Sob a orientação da Profª Neide Nascimento Souza (Tutora à Distância).

,3,

Ananidneua-Pará-Setembro-2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma discussão sobre as perspectivas de políticas publicas de assistência social e a atuação profissional do Serviço social. Antes cabe contextualizar o serviço social que no decorrer da sua trajetória histórica, metodológica, traçando comparativos, mostrando a luta para as conquista das mudanças que hoje atualmente tem se efetivado.

As políticas públicas de assistência social estão vigentes na Constituição de 1988, o que garante o direito de cidadão ser atendido em caso de vulnerabilidade social. O Serviço Social enquanto profissão atua na assistência social, porém não apenas nisso. Assim esse trabalho discutirá essa questão.

DESENVOLVIMENTO

Fazendo um comparativo entre o filme “tempos modernos” e o texto proposto pela atividade, verificamos que o mesmo retrata bem a revolução industrial no Brasil, onde as indústrias no país e a mão de obra conforme relata o texto era extremamente abundante, o crescimento populacional tornou-se desordenado, essa mão de obra excedente nada mais foi do que consequência do êxodo rural, que superpopulou assim as regiões urbanas, pois muitas pessoas viram-se obrigadas a abandonar o campo em decorrência da falta de emprego e procurar oportunidades de trabalho nas indústrias das grandes cidades que estavam em processo de desenvolvimento e necessitavam de mão de obra barata, para alavancar a economia brasileira. Com o desenvolvimento industrial os burgueses visando o lucro pouco se preocupavam com a classe trabalhadora como relata o filme onde os operários brasileiros das indústrias na década de 30, também eram explorados no que diz respeito à jornada de trabalho, condições de trabalho, salários, saúde, educação, moradia digna onde até o intervalo para as refeições dos trabalhadores eram muito curtos para não atrapalhar a produção. A partir de determinado momento essa mão de obra na visão dos patrões´´ precisou ser disciplinada ou orientada para o trabalho, na visão da classe burguesa e do poder político, foi onde o Estado utilizou-se do Serviço Social tendo origem com movimentos realizados pela Igreja Católica, cujo objetivo era recristianizar a sociedade e difundir a ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora para controlar ou manipular a massa operária, de alguma forma serviu para que o Estado atendesse algumas reivindicações do povo tentando demonstrar que os reconhecia como cidadãos sociais através de leis e salários, porém a intenção e a grande ideia da classe dominante e do Estado eram de aproximar as classes subalternas para assim manipular suas vidas em sociedade. Foi na Década de 30 que surgiu o Serviço Social no Brasil, quando estava ocorrendo várias transformações na nossa sociedade brasileira, a profissão surgiu quando havia uma crise econômica, política e social. Foi nesta época que os operários começavam a se reunir para reivindicar melhores condições de trabalho.

Desenvolveram-se ainda práticas assistencialistas para os profissionais contratados executarem nesse objetivo de massificar em suas mentes de se submeterem a imposição dos dominantes através de suas políticas escondendo assim o verdadeiro interesse que era exclusivamente dominar os inferiores e manterem suas ideais. Neste período foram criadas diversas instituições com esse objetivo de políticas assistenciais, mas, sempre com o mesmo intuito de ser a favor do Estado e das entidades filantrópicas e jamais um direito do cidadão. Os primeiros Assistentes Sociais brasileiros tiveram que lutar para serem criadas instituições sociais.

Criou-se então CNSS (Conselho Nacional de Serviço Social) em 1938, LBA (Legião Brasileira de Assistência) 1942 que ao ser extinto deu lugar ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) ligado a Secretaria Nacional de Assistência Social. (SNAS), Fundação Leão XIII- 1946 ,SESI (Serviço Social da Indústria)1946, LOAS (Lei Orgânica da Assistência)1996, e por ultimo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) unificou os programas sociais que estavam dispersos em vários ministérios, na qual também ocorreu aprovação da Política Nacional de Assistência Social e a aprovação na Norma Operacional Básica (NOB) 2. A NOB SUAS é responsável por avanços significativos como a implantação dos Pisos de Proteção no financiamento da Assistência Social e o respeito à diversidade nacional.

A proposta das SUAS (BRASIL, 2004) é de criar um mecanismo na luta da ampliação dos canais de participação da sociedade, se opondo a ideologia neoliberal e possibilitando ao Assistente Social uma intervenção mais qualificada junto à sociedade civil.

A partir da ofensiva neoliberal na década de 1990 no Brasil, o Serviço Social percebeu a necessidade de romper com o tradicionalismo e buscar construir um projeto ético-político que se posicione em favor da reflexão ética, da democracia e da liberdade.

Assim em um período de aprofundamento das expressões da questão social e crescimento das demandas sociais, enquanto rebates das políticas neoliberais na sociedade capitalista e que em conjunto com a globalização deflagraram transformações no mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com