TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Trabalho Escolar: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O trabalho apresenta fatos relacionados ao conceito, inicio e evolução da contabilidade e como auxilia no setor administrativo através de gestores.

Tendo base nos estudos e levantamentos através de pesquisas, será mostrada por dados fictícios de uma empresa de determinado ramo de negócio comercial, o significado e utilidade do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício junto às empresas.

A impressão de empresários de determinado setor administrativo sobre os relatórios e documentos contábeis que os contadores apresentam.

O intuito deste trabalho é mostrar a importância da contabilidade na tomada de decisões.

Etapa 1

Passo 1

Introdução à Contabilidade. Patrimônio

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

Mensurando resultados, avaliando o desenvolvimento do negocio ao qual o gestor esta inserido, podendo direcionar, dar diretriz na tomada de decisões.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

Os dois andam juntos se complementam, porem o administrador e quem fiscaliza o trabalho do contador tendo ciência da competência, o administrador precisa dos resultados apurados pelo contador para tomada de decisão, podendo controlar o resultado, já o contador tem competência para levantar os resultados, mas também tem competência para fornecer informações econômicas e financeiras através de relatórios contábeis através de balanços, fluxos de caixa, e demonstração da evolução do patrimônio.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?

Poderia atuar como consultor já presta serviços nessa área, porem sempre bom me manter atualizado, e um serviço que traz muita satisfação, podendo ajudar clientes que precisam de uma diretriz, e melhorando o desenvolvimento através da informação necessária, porem essa pergunta serve também para um administrador, que e o meu caso.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

A contabilidade teve inicio 3000 a C, depois através dos escritos bíblicos, seguindo teve entre seus precursores o Deus egípcio Toth, naquela época o homem já contava sua criação seus instrumentos para caça, entre outros. Em 1494 surgiu Luiz Bartolomeu Pacioli com o método das partilhas dobradas, já dava o inicio de tudo o que vemos hoje, mas de uma forma, vamos dizer assim, mais primitiva, com a descoberta do Brasil, por volta de 1500, chegaram as grandes embarcações trazendo o progresso para essas terras que ate então diziam ser desconhecidas, mas já eram habitadas por índios, através de colônias começam a surgir nomes de grandes cientistas e pesquisadores. Surge então a revolução industrial e em seguida em 1929 a grande crise que abalou as escolas americanas com a queda da bolsa, onde muitos que eram ricos acabaram perdendo tudo, muitos cometeram suicídio por que não havia nem o que comer, imagina – Um dia você possui um império e no outro dia você não tem as mínimas condições de sobrevivência, esse fato leva- nos a pensar sobre a importância da contabilidade nos dias atuais. Essa importância da contabilidade que hoje esta muito mais evoluída desde maquinários que se usavam para fazer a contabilidade assim como o preparo e reconhecimento da profissão através de políticos e estudiosos da época, hoje se trata de uma profissão muito importante e de extrema urgência pois falta muito para alcançar o mercado de trabalho que hoje conta com um numero de contadores abaixo da demanda, pois precisam de mais qualificação e empenho daqueles que se propõem entrar nesse ramo de atividade.

Passo 2

Patrimônio

A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários.

As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a Entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.

A informação contábil se expressa por diferentes meios, como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, pareceres, laudos, diagnósticos, prognósticos, descrições críticas ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação.

Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas com interesse na Entidade, que se utilizam das informações contábeis desta para seus próprios fins, de forma permanente ou transitória.

Os usuários incluem, entre outros, os integrantes do mercado de capitais, investidores, presentes ou potenciais, fornecedores e demais credores, clientes, financiadores de qualquer natureza, autoridades governamentais de diversos níveis, meios de comunicação, Entidades que agem em nome de outros, como associações e sindicatos, empregados, controladores, acionistas ou sócios, administradores da própria Entidade, além do público em geral.

A informação contábil deve ser em geral e antes de tudo, veraz e equitativa, de forma a satisfazer as necessidades comuns a um grande número de diferentes usuários, não podendo privilegiar deliberadamente a nenhum deles, considerado o fato de que os interesses destes nem sempre são coincidentes.

A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com