TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Contabilidade

Ensaio: ATPS - Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Ensaio  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

Este trabalho retrata a importância da Contabilidade e suas e as formas que são empregadas em nosso dia a dia. Conceitos e teorias são apresentados de forma ampla e clara.

A Contabilidade tem por objetivo analisar e informar a natureza econômica e financeira da empresa, através de um sistema de informação composto por um conjunto de dados contendo técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

As empresas devem seguir alguns padrões relacionados no desenvolver deste trabalho.

2. Objetivos da Contabilidade

O artigo de Luiz José sobre o objetivo da Contabilidade é mostrar através de informações o papel da Contabilidade no nosso dia a dia.

A Contabilidade tem por objetivo analisar e informar a natureza econômica e financeira da empresa, através de um sistema de informação composto por um conjunto de dados contendo técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

A Contabilidade tem por usuários pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Estes podem ser de dois tipos:

• Usuários Preferenciais ou Externos: Acionistas, credores em geral e integrantes do mercado de capitais.

• Usuários Secundários: Administradores da entidade e o fisco.

As informações de natureza econômica devem ser consideradas a visão do que seja econômico para a Contabilidade (DRE, Capital e Patrimônio Liquido). Já as informações de natureza financeira são constituídas de Fluxo de Caixa, Capital de Giro entre outros. Informações de natureza física estão compostas pelos valores monetários, numero de clientes e funcionários numa empresa. E a informações de natureza de produtividade que se referem a receita bruta per capita, depósitos por clientes etc.

Podemos considerar as informações de natureza econômica e financeira a parte Central da Contabilidade e as informações de natureza física e produtividade são complementos as demonstrações contábeis tradicionais.

Os objetivos da Contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários nãos e justificando por si mesma. Antes deve ser um instrumento útil a tomada de decisões para isso as empresas devem contribuir com as informações adequadas para que seja feita a avaliação situacional patrimonial e de resultados permitindo a conclusão em relação ao futuro. Informações que não constam explicitamente nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares. E deve-se retratar a essência econômica também nos aspectos jurídicos.

A Contabilidade é figurada como uma ciência social quanto quantitativa. Social, pois suas avaliações do progresso das entidades permitiram-se conhecer a posição de rentabilidade financeira da empresa. Quantitativa por materializar-se através da equação patrimonial (Ativo=Passivo+ Patrimônio Liquido).

3. Importância da Contabilidade

O artigo “Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade” tem como propósito analisar o ensino da teoria da contabilidade.

O autor aborda o conceito de ativo como núcleo fundamental da Teoria Contábil. O ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade ou como as aplicações de recursos de uma empresa, como a definição adequada para o termo de ativos. Para o autor, é tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas. Além de envolver valiosa discussão sobre as diferentes metodologias para a mensuração de elementos patrimoniais, o conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Diversas foram às colaborações dos pesquisadores e reguladores para o conceito de ativo. Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa). Assim, pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim, como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir este potencial de serviços em unidades monetárias.

Goulart (2002) em pesquisa realizada onde a partir da constatação de que definições superficiais do termo “ativo” não estavam contemplando as características essenciais deste, chega à conclusão que realmente, os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenas superficial do que seja “ativo”, desconsiderando a característica principal deste item patrimonial quer seja, o direito específico a benefícios futuros. Verifica-se, portanto, a importância fundamental da noção de benefícios econômicos futuros para uma correta definição e compreensão do conceito de ativos, indicando a inadequação de expressões simplórias como aplicações de recursos e bens e direitos de uma entidade para uma satisfatória percepção da natureza básica do referido conceito. Entende-se que uma compreensão satisfatória da natureza dos ativos, além de colaborar com o adequado tratamento e análise crítica de questões práticas da Contabilidade Aplicada, conferirá aos profissionais melhores condições para enfrentar os desafios atuais da Contabilidade. As definições de ativo associam como característica principal a capacidade de geração de benefícios futuros. Assim, de forma inversa, definições de passivo buscam capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos, conforme a definição de Hendriksen e Breda (2007), “sacrifícios futuros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com