TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Contabilidade Avançada I

Trabalho Escolar: ATPS - Contabilidade Avançada I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  8.315 Palavras (34 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 34

2013

Introdução

Neste trabalho iremos abordar técnicas utilizadas na disciplina Contabilidade Avançada I, através de ferramentas que podemos elaborar listas de verificações e apresentar as formas de contabilização com assuntos destacados na Contabilidade Avançada.

O curso de Ciências Contábeis, através da disciplina de Contabilidade Avançada I, com a proposta de pesquisa apresenta métodos de aprendizados nos levando a uma melhor compreensão da disciplina.

Analisando a Contabilidade Avançada I temos como base todo o estudo desenvolvido.

Os temas tratados durante as aulas pelo Professor de forma homogênea contribui para o entendimento inicial da disciplina, que foram ministradas de forma clara e objetiva.

Neste trabalho será destacado métodos que envolvam os temas abordados, os tipos mais conhecidos, como se classificam e também como são contabilizados e avaliados. Hoje em dia, as empresas que sabem administrar bem, obtém resultados ou mesmo os lucros ou um dinheiro que não irá ser utilizado de imediato procuram uma forma de fazê-lo render para que não se desvalorize. Com esse recurso que por ventura só será utilizado, por exemplo, daqui alguns meses podem fazê-lo render confiando-o a um investimento que por ser a curto ou médio prazo é chamado de temporário capaz de trazer rendimentos significativos.

A grande maioria das empresas fazem investimentos em aplicações temporárias em ações, ouro, debêntures, e outras em outras formas de investimentos que contribuem nos resultados de forma imediata, porém, há investimentos que por sua forma só renderão juros só após um largo tempo, sendo assim são classificados de investimentos a longo prazo

ETAPA 1

As Aplicações de Recursos e Valores Mobiliários e Outros Ativos é a conta que através das demonstrações brasileiras, representa direitos disponíveis no mercado resgatáveis em determinados períodos de tempo, com o objetivo de compensar perdas inflacionárias com as disponibilidades obtendo resultados derivados de receitas financeiras ou de lucros com a negociação desses ativos. As demonstrações dos demais países membros do bloco econômico, representam também essas aplicações, porém incluem outros valores, como investimentos em outras sociedades, imóveis e propriedades etc. Além dessas diferenças, na Argentina esta conta é denominada apenas por Investimentos, e seu caráter temporário se observa por estar registrada no grupo Ativo Circulante. Com a complementação da denominação e pequenas mudanças de conceitos é possível a harmonização deste item. As empresas, dentro de uma sadia política financeira, procuram aplicar os excessos de disponibilidades que têm, em relação às necessidades imediatas ou em curto prazo, em títulos e valores mobiliários resgatáveis dentro do período em que prevêem sua necessidade. Tais aplicações são muito importantes para as empresas, particularmente devido aos efeitos inflacionários causados aos recursos mantidos em caixa e bancos e às altas taxas de juros vigentes no mercado. Os investimentos temporários podem ser representados por direitos, tais como: títulos de crédito, ações, ouro (certificados de custódia) etc. Tais investimentos são classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo de acordo com a intenção da empresa e a data pactuada do resgate. Normalmente as empresas procuram utilizar o excesso de disponibilidade aplicando em investimentos de liquidez imediata, ou a curto prazo.

Classificação

Os conceitos tratados no presente tópico são de aplicação geral. Não estão aqui contemplados critérios específicos aplicados em atividades regulamentadas, as quais podem adotar princípios diferenciados, se assim requerido pelo respectivo órgão regulador. As empresas procuram levar em consideração, o tipo do título, a forma de aplicação, observando-se que cada um tem sua característica própria quando se refere a prazo de aplicação, taxa, rentabilidade, liquidez etc. A classificação desses investimentos temporários deverá ser feita em função do tipo de investi¬mento, do prazo de resgate e considerando, ainda, a própria intenção da empresa quanto à época em que pretende resgatar os títulos. Os principais problemas relacionados aos investimentos temporários dizem respeito ao valor contábil, reconhecimento da receita, provisão para perdas, classificação no balanço e divulgação. As empresas, geralmente preferem as aplicações de liquidez imediata que podem ser classificadas entre as disponibilidades, a seguir temos as aplicações que são classificadas no ativo circulante com prazo de resgate de até 360 dias dentro do exercício social seguinte e finalmente temos as aplicações de longo prazo com resgate superior a 360 dias da data do balanço e são classificadas como investimentos temporários a longo prazo. Sempre que esse tipo de aplicação for significativo, deverá ser demonstrado à parte no Balanço, e até por qual tipo de títulos está representado. Deverão ainda ser mencionadas na nota explicativa das práticas contábeis qual a base de avaliação e a forma de reconhecimento da receita (IUDÍCIBUS, MARTINS, GELBCKE, p. 90, 2003). A avaliação para um investimento temporário deve ser o menor valor entre custo e mercado. Os investimentos temporários são adquiridos com a intenção de revenda e tendo caráter especulativo. Sua classificação contábil mais detalhada pode-se dar da forma apresentada a seguir:

• Ativo Circulante, subgrupos Disponível e Realizável a Curto Prazo ou Créditos (Investimentos Temporários);

• Ativo Realizável a Longo Prazo, no subgrupo Créditos (Investimentos Temporários).

Principais Tipos

• Fundos de Aplicação Imediata

• Fundos de Investimentos de Renda Fixa ou Variável

• Títulos do Banco Central

• Títulos do Tesouro Nacional

• Depósitos a Prazo Fixo

• Certificados de Depósito Bancário

• Ações Adquiridas ou Cotadas na Bolsa de Valores

• Aplicações Temporárias em Ouro

• Letras de câmbio

• Debêntures

Aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com