TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Tributária

Artigo: ATPS Contabilidade Tributária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas. O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, estudo e pesquisa dos principais assuntos aplicados à Contabilidade Intermediária, tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

Etapa 1

Aprimorar os conhecimentos sobre apuração do resultado econômico da atividade.

 Passo 2: Elaboração do balancete de verificação da Companhia Beta:

 Passo 3: Apresentar o lucro apurado pela Companhia Beta, antes do Imposto de Renda e da contribuição social sobre o lucro.

 Passo 4: Calcular o total do Ativo Circulante em 31/12/2010.

Etapa 2

Esclarecer as diferenças entre o regime de caixa e regime de competência, pautado pelo princípio contábil da competência.

 Passo 2: Elaborar uma resenha, em no máximo uma página, explicando o conceito dos regimes pesquisados. Citar três exemplos de eventos que mostrem que a sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro.

Regime de competência x regime de caixa

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.

Já o regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.

A contabilidade se utiliza do regime de competência, assim as demonstrações financeiras preparadas sob o método de competência informam aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.

Exemplos: Comércio varejista faz uma promoção e vende determinada mercadoria e recebe o valor de R$ 5.000,00 a vista, ou seja, entrada de dinheiro em caixa. Porém essa mercadoria foi adquirida de um fornecedor que concedeu o prazo de 60 dias para pagamento, mas custou R$ 5.300,00. Neste caso, pelo regime de caixa a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com