TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Casos: ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Passo 1

GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA APLICAÇÃO

1.1- Conceito.

Apontada como um novo vetor da administração moderna, a Gestão do Conhecimento (GC) é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar.

Dedicada a zelar dos ativos intangíveis corporativos de valor, ela deve ser praticada amplamente por todos nas organizações, sendo relevante aprender, logo no início, que longe de ser algo que se compra, a GC é muito mais algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação. Segundo Saulo Figueiredo (2005):

Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a GC é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento. O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. A verdadeira capacidade de a empresa prosperar, perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no capital tangível. ¹

Já para Valentim M. P. (v. 4, n. 3, p. 1-23, 2003):

Gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão. “Enquanto Saulo F. define gestão do conhecimento como “um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual” para Valetim” é um conjunto de estratégia para adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com