TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Contabilidade

Tese: ATPS De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Tese  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

1 - Introdução

Esse trabalho tem como objetivo principal,buscar uma definição apropriada no que se refere Patrimônio.

Atualmente nos deparamos com a palavra "Patrimônio",e não entendemos verdadeiramente seu significados,de acordo com o dicionário Aurélio a palavra Patrimônio significa:

Substantivo masculino.

1-Herança Paterna;

2-Bens de Família

3-Bens necessários para tomar ordens eclesiásticas.

Já contabilmente falando a palavra Patrimônio,tem sentido amplo e se refere a um conjunto de bens,direitos e obrigações,de uma pessoa,seja ela física ou jurídica.

Por exemplo,se uma pessoa disser que tem como patrimônio,imóveis,veículos,seja qual bem for e esse for financiado e não fazer referências da dívida com a instituição financiadora,a informação estará incompleta,visto que conforme mencionado,na contabilidade o patrimônio é composto de bens,direitos e obrigações,e nesse caso a dívida faz parte do patrimônio.

Ao longo desse,veremos também a definição de bens,e direitos,para que se possa ter uma maior visão e melhor entendimento da palavra "Patrimônio".

1-Patrimônio

A Contabilidade tem como finalidade,estudar e controlar o Patrimônio,mais afinal do ponto de vista da Contabilidade o que vem á ser o patrimônio?.

O Patrimônio de uma pessoa seja ela jurídica ou física,é o conjunto de bens,direitos e obrigações,que possam ser avaliados monetariamente.

Ao contrário do que se pensa o senso comum,patrimônio não é sinônimo somente de bens,o patrimônio,na acepção contábil,é formado por elementos positivos(bens e direitos),e por elementos negativos(obrigações ou dívidas), mesmo que ainda que as dívidas superem,os bens e direito o patrimônio ainda existe.

Os bens e direitos,formam o Ativo da Entidade e as Obrigações ou dívida,formam seu passivo.

O Ativo de uma entidade tem as características abaixo:

1- È a parte positiva do patrimônio;

2- È composto por bens e direitos;

3-Corresponde ao patrimônio Bruto

4-Demonstra o total de recursos aplicados na entidade,tanto pelos seus sócios ou proprietários,quanto por terceiros,ou seja,mostra onde está investido todo o capital que a entidade recebeu e tem á sua disposição.

Ao contrário do Ativo o Passivo de uma entidade representa:

1- È a parte negativa do patrimônio;

2-Corresponde ás obrigações ou dívida de uma entidade junto á terceiros;

3- São os créditos que terceiros tem que receber da entidade;

4- Demonstra os recursos,vindo de terceiros,que ingressam na entidade.

2-Bens

Os estudos dos bens não interessam somente á Contabilidade.Seu conceito e classificação variam conforme o interesse e a necessidade que a ciência tem pelo tema.Assim,em relação ao estudo dos bens,o Direito,a Economia,a Administração e a Contabilidade apresentam abordagens distintas umas das outras,podemos dizer que sob a ótica Contábil,bens são elementos materiais e imateriais,expressos em moeda,pertencentes a uma entidade.Devido a natureza e finalidades diversas das entidades,não podemos estabelecer uma classificação uniforme para os bens,mais podemos criar grupos gerais e comuns a todas elas.Um determinado bem não tem a mesma destinação em todas as entidades,pois umas os destinam a uso próprio e outras,a venda.

Entretanto,em todas as entidades encontramos capitais aplicados em bens móveis e imóveis,tangíveis e intangíveis,circulantes e não circulantes.

Desse modo,podemos propor a seguinte classificação para os bens patrimoniais:

a) Quanto á sua mobilidade:Bens Móveis e Imóveis.

Os bens imóveis,ao contrário dos bens móveis são aqueles,não podem ser removidos de um lugar para o outro.

São exemplos de bens móveis:máquinas,equipamentos,veículos,etc.

E são exemplos de bens imóveis:terrenos,edifícios,etc.

b) Quanto á matéria:Bens Tangíveis e Intangíveis.

Bens tangíveis são bens materiais,aqueles que podem ser tocados,têm corpo,têm massa,por isso também são denominados bens corpóreos.

Já os bens intangíveis,não têm massa,não têm corpo,ou seja não existem fisicamente,são denominados também bens incorpóreos.

São exemplos de bens tangíveis:mercadorias,computadores,móveis e utensilios,etc.

E são exemplos de bens intangíveis:ações adquiridas de outras empresas,os gastos com programador de computador,linhas telefônicas,marcas e patentes,ponto comercial(não se referindo ao prédio,o imóvel,mas sim o espaço, o local),etc.

c) Quanto á destinação:Circulantes e Imobilizados

Nesta classificação,leva-se em consideração se o capital aplicado na compra dos bens está sendo movimentado ou não.Se o dinheiro aplicado,na compra de bens,não gira,não circula,fica parado,os bens são classificados como bens imobilizados.Caso contrário,receberão a classificação de circulantes.

Exemplos de bens circulantes:(para consumo):dinheiro em caixa ou em conta bancária,estoque de materiais de escritório e de limpeza,desde que não destinados á venda,nas empresas comerciais e industriais,respectivamente.

Exemplos de bens Imobilizados:máquinas,equipamentos,veículos,móveis e utensílios,desde que não destinados á comercialização pela entidade.

2-Direitos

Para a contabilidade direitos são valores monetários da entidade em poder de terceiros;são créditos que a entidade tem a receber das mãos de terceiros;são débitos de terceiros perante a entidade.

Os créditos são valores realizáveis,ou seja podem ser convertidos em dinheiro,bens ou serviços,podendo ainda ser utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com