TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  8/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

                                  UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                                  BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

SUÊLA MARIA S. FERREIRA                                 RA: 364937

TERESA CRISTINA DA SILVA SANTOS             RA: 387049

MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO           RA: 353103

       CACILDA PEREIRA DE CARVALHO               RA: 352158

MARIZA GAMA MARQUES                               RA: 383345

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS– ATPS

TERESINA/PI

SETEMBRO/2015

SUÊLA MARIA S. FERREIRA                       RA: 364937

TERESA CRISTINA DA SILVA SANTOS    RA: 387049

MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO     RA: 353103

CACILDA PEREIRA DE CARVALHO         RA: 352158

MARIZA GAMA MARQUES                         RA: 383345

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS– ATPS

Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço Social ministrada pelo Profºª. Ma.  Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes do Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota.

Tutora Presencial: Professora Jairane E. S. Aquino

[pic 3]

TERESINA/PI

SETEMBRO/2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -........................................................................................................................4

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS -..5

PROJETO SOCIAL -..................................................................................................................6

MAPA CONCEITUAL: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE -.................................7

QUADRO EM RELAÇÃO AO GERENCIAMENTO DOS INDICADORES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E DE RESULTADOS DO PROGRAMA NACIAONAL DE GESTÃO PÚBLICA -................................................................................................................8

SOFTWARE BRASIL HOJE -...................................................................................................9

LISTA DOS INDICADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS -.............................................10

DIFERENÇA ENTRE PESQUISA: QUANTITATIVA E QUALITATIVA -........................12

QUADRO – PESQUISA QUANTITATIVA X PESQUISA QUALITATIVA -....................13

CONCLUSÃO -........................................................................................................................14

REFERÊNCIAS -.....................................................................................................................15


INTRODUÇÃO

Através das pesquisas realizadas nas etapas desta ATPS, abordaremos sobre o processo de monitoramento e avaliação do planejamento das políticas públicas, nos quais está ação devera conter indicadores pelos quais será monitorada e avaliada, possibilitando assim fazer possíveis correções e adaptações no curso do projeto. Tem como objetivo compreender conceitos e metodologias de avaliação de projetos sociais, bem como, desenvolver a compreensão dos processos de planejamento e execução deles.


AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

A avaliação e o monitoramento são de extrema importância para o processo de planejamento das políticas públicas, embora sejam complementares eles tem diferentes finalidades.

Quando falamos em avaliação estamos nos referindo aos estudos com objetivos distintos, tais como, a melhoria da qualidade dos processos de implementação ou verificar se os programas estão atingindo os resultados esperado, em caso do resultado ser negativo, explicar o porquê deste resultado.

A utilização dos resultados da avaliação e do monitoramento pode ajudar em decisões de diferentes tipos, desde ajustes até mesmo uma reformulação completa do programa.

De modo geral existem quatro modos de avaliação, tais como, a avaliação ex-ante, a avaliação ex-post ou somática, a avaliação formativa ou de processo e o monitoramento.

A avaliação ex- ante é realizada antes do projeto, ela procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relação “custo-benefício”, propõe- se a ser um instrumento que permite escolher a melhor opção estratégica.

Ex-post ou somática é por meio desta avaliação que se faz a investigação, a proporção em que o programa atinge os seus resultados esperados. O objetivo maior da avaliação somática é de analisar a efetividade de um programa, compreendendo em que medida o mesmo atinge os resultados esperados.

A avaliação formativa ou de processo, esta procura observar como o programa funciona, observando suas etapas, seus mecanismos, seus processos e conexões, procura articular os meios com os fins, estabelecendo dessa forma sua concordância ou incompatibilidade.

Por fim temos o monitoramento, que entendemos como o processo de acompanhamento dos programas e políticas, sendo ele continuo. Ele é feito através dos indicadores, que são produzidos com base em diversas fontes de dados que fornecem informações sobre o desempenho dos programas e das políticas regular mente. É por meio do monitoramento continuo dos indicadores que se alerta os gestores em relação aos problemas que devem ser enfrentados.

PROJETO SOCIAL

TÍTULO: A importância do esclarecimento a cerca do Cadastro Único para as Famílias beneficiadas no Programa Minha Casa Minha Vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com