TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Meio Ambiente

Artigos Científicos: ATPS Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  4.997 Palavras (20 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO PANTANAL

ANHANGUERA / UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO

DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

VITÓRIA

2011

uaíba) ao valorizar os espaços existentes e estimulando a criação de outros.

II - Estratégia de Mobilidade Urbana:

Prevendo lugares onde as pessoas possam se divertir, passear, buscar atendimento médico, comprar ou vender e aprender. Chamados de Espaços Abertos, estes locais precisam estar espalhados pela cidade de uma maneira que cada habitante chegue até eles, a partir de suas casas, com facilidade, seja a pé ou de ônibus. Podem ser constituídos por áreas verdes (praças e parques), ou por edificações, como um shopping, um teatro ou mesmo um estádio de futebol.

III - Estratégia de Uso do Solo PrivadoRESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso: Pedagogia

Polo: Vitória ES

Turma: 2º Semestre

Alunos:

Professor Tutor: DJALMA SILVEIRA

DISCIPLINA: RESPOSNABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Relatório apresentado como desafio de aprendizagem Disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da à distância da Universidade Anhanguera-Uniderp – sob a orientação do professor-tutor presencial Sandra Rosa da Silva.

Vitória – ES

2011

SUMÁRIO

RESUMO.......................................................................................................03

SUSTENTABILIDADE...................................................................................04

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.....................................................................................................07

SANEAMENTO AMBIENTAL..................................................................................................11

PLANEJAMENTO AMBIENTAL..................................................................................................13

CONCLUSÂO................................................................................................20

REFERÊNCIAS..............................................................................................21

RESUMO

A responsabilidade social e meio ambiente, tema este polemica e com elevada divergência, e com inúmeras linhas de pensamentos onde se divide entre saldos positivos, negativos e também muitos ainda se calam por não ter uma resposta objetiva. Mas é importante ressaltar quais são estas contribuições, e quais os objetivos das mesmas, os índices e declínios no decorrer dos anos. Lembrando alguns fatos importantes do cotidiano, tanto no âmbito político, humano e organizacional que tiveram e matem papeis primordiais e conseqüências notórias para o mundo.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Meio Ambiente; Ambiental.

Auto-tema: Sustentabilidade

Todas as cidades brasileiras deverão elaborar planos de saneamento básico. Um dos princípios fundamentais para que os serviços de saneamento básico, é que todos tenham acesso ao abastecimento de água de qualidade suficiente as suas necessidades, à coleta e tratamento adequado do esgoto e do lixo, e ao manejo correto das águas das chuvas.

Os planos são instrumentos indispensáveis da política de saneamento básico e obrigatório para a contratação ou concessão dos serviços. A política e o plano devem ser elaborados pelos titulares dos serviços, que são os municípios individualmente ou organizados em consorcio, e, conforme a lei, essa responsabilidade não pode ser delegada. A grande maioria dos municípios brasileiros ainda precisa iniciar esse processo.

A elaboração do Plano de saneamento Básico é uma oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento da sua cidade, discutir as causas dos problemas e buscar soluções. Juntos, população e poder publico estabelecerão metas para os serviços da boa qualidade e decidirão quando e como chegar a universalização dos serviços de saneamento básico.

O saneamento básico é definido por lei como o conjunto dos serviços, infra-estrutura e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana. A relação entre esses serviços é muito grande: o esgoto sanitário sem tratamento e disposição adequada contamina corpos d’água (rios, riachos, lagos, entre outros): depósitos de resíduos sólidos em locais e condições inadequadas podem contaminar áreas de mananciais, prejudicar a capacitação e demais usos da água, favorecer a concorrência de enchentes por obstruir as redes de drenagem, alem de promover a proliferação de vetores; as inundações podem interromper o funcionamento do sistema de abastecimento, acarretar a disseminação de doenças e desalojar famílias.

A melhoria nas condições do saneamento básico tem também impactos diretos na promoção de saúde humana e na qualidade de vida. Comprovadamente a adequada coleta de esgoto domestica reduz a ocorrência de diarréias e infecções intestinais causada por parasitas.

Por essas razões a política de saneamento básico deve prever a gestão integrada dos seus quatro componentes, sendo o saneamento direito social, essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com