TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Quimica

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

O Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio

O Brasil tem vocação para ser uma nação condutora da nova economia de baixo carbono, na qual o alumínio – por suas características intrínsecas – tem muito a contribuir com a sustentabilidade dos principais segmentos da economia.

Nosso alumínio é “verde” em sua origem, por ser proveniente de matriz energética limpa e renovável e por ser um metal que oferece reciclabilidade absoluta. Com a intensificação do debate sobre as mudanças climáticas e sobre a necessidade de diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa, o alumínio ganhou mais notoriedade.

Além de ser estratégico para a economia brasileira – por gerar empregos, participar

fortemente do Pib industrial e atender todos os segmentos industriais –, sua contribuição para a mitigação dos gases de efeito estufa passa a ser ainda mais valorizada em um mundo que deseja o baixo carbono. No entanto, a indústria brasileira do alumínio vive há algum tempo um processo de perda de sua competitividade, que pode levá-la a uma desestruturação e diminuição

do valor de sua cadeia produtiva.

Governo, indústria e sociedade devem unir esforços, de forma que o esperado aumento do consumo de alumínio projetado para o Brasil nos próximos anos seja atendido pelas empresas instaladas no país – gerando empregos, investimentos e riquezas, e usando como insumo, preferencialmente, o alumínio primário brasileiro, menos emissor que o mundial, e a sucata recuperada para compor o suprimento nacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com