TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Da Contabilidade

Trabalho Escolar: ATPS Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.510 Palavras (15 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

Teoria da Contabilidade

Emanuela Martins Vieira RA 6366171503

Alice Silva da Silva RA 6302180904

Juliana Bergamo RA 6300185950

Jociane Vieira Moreira RA 6318204098

Temática das Ciências Contábeis

PROFESSOR EAD Ma. JULIANA LEITE

TUTOR PRESENCIAL FABIANO PRATES

PROFESSOR-TUTOR CLÁUDIO RODRIGUES

PORTO ALEGRE – RS

2012

Sumário

Introdução

A Contabilidade é um dos mais antigos conhecimentos, surgindo a partir das necessidades práticas com intuito de conhecer, controlar, medir resultados e fixar preços.

Com o passar dos séculos, foram criadas muitas formas até chegar ao método das partidas dobradas, parte do princípio que para toda forma de débito exista uma forma de crédito, e que cada soma de débito será igual ao crédito.

A Contabilidade foi ganhando muitos adeptos por ser de interesse social, podemos citar banqueiros, fornecedores, empregados, além da sociedade em geral.

Cada país tem sistemas políticos diferenciados, mudando assim, os padrões de desenvolvimento financeiro.

No Brasil a diversidade é o que faz diferenciar dos demais sistemas utilizados, pois o método utilizado são impares. Nos EUA, por exemplo, a forma financeira é direcionada à investidores e credores. Já na Europa e Ásia, é voltada para políticas macroeconômicas.

Assim pode-se perceber que todos os métodos utilizados em diferentes países, serão bem aproveitados onde forem utilizados.

Origem da Contabilidade

Diante da natureza materialista do ser humano e analisando sua evolução, podemos dizer que a Contabilidade é muito antiga e remonta à própria origem do homem. A origem da Contabilidade ocorreu em torno de 4.000 A.C, mas alguns historiadores fazem remontar bem antes por volta de 6.000 a. C. A contabilidade baseou-se na necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Com a invenção da escrita, e dentro dela, a habilidade de contar, mesmo que rudimentar, foi uma das primeiras manifestações da capacidade matemática do ser humano. Outro fator que impulsionou o progresso das formas rudimentares de contabilidade (que, até o aparecimento da partida dobrada, nada mais era do que uma espécie de inventário de bens, direitos e obrigações) é o aparecimento da moeda, como base de troca, por volta, aproximadamente, do ano 2.000 a. C.

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da contabilidade na antiguidade.

Inicia em 8.000 a. C. quando o homem desenvolveu técnicas de agricultura e da criação de animais. Nesse momento já apresentava formas de controle de estoque e da movimentação de produtos. Os primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, estas foram encontradas em 8.000 a. C. em Uruk, antiga cidade da Mesopotâmia e centro importante da civilização Sumeriana. As fichas eram guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. O aperfeiçoamento desse sistema de controle veio a ocorrer entre 4.400 e 3.250 a. C. com o surgimento do esquema de garantia com o selo sobre os envelopes de barro que continham as fichas contábeis. Outros tipos de fichas apareceram, com novos formatos e muitas destas eram perfuradas a indicar produtos manufaturados.

Entre 3.200 e 3.000 a. C devido à atividade mercantil, bem como ao aumento de mercadorias em circulação, o sistema de fichas contábeis tornou-se complexo, exigindo que se buscassem alternativas que facilitassem a identificação do patrimônio. A forma inicialmente encontrada foi à inscrição nas superfícies dos envelopes de barro das fichas contidas no seu interior, constituindo uma espécie de demonstrativo do patrimônio. Assim, a evidenciação dos ativos (representados pelas fichas guardadas dentro dos envelopes) passou a ser feita externamente numa indicação da necessidade de tornar ágil a informação acerca da riqueza acumulada.

Após a criação das fichas de barro, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo. Dessa forma, a invenção está intimamente ligada ao surgimento da contabilidade.

Evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas

O quadro demonstra os estágios da evolução da humanidade relacionada à Contabilidade do período pré-histórico até o surgimento das partidas dobradas.

Período

Acontecimento

8.000 a. C

Utilização de fichas simples como forma de controle patrimonial, confeccionadas de barro.

4.400 a. C

As fichas de barro passaram a ter uma forma mais complexa, considerando a necessidade de controle de uma quantidade maior de itens patrimoniais.

3.250 a. C

O controle patrimonial passou a contar com outro elemento, que são denominados envelopes de barro.

3.200 a. C

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com