TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS seguridade

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 2]

POLO CENTRO - TERESINA

SERVIÇO SOCIAL – 2014.2

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Eloiza Lopes de Carvalho Bezerra     RA 8140757591

Fernanda de Abreu Siqueira Silva      RA 440726

Manoel Palhares Leitão Neto              RA 436003

Susane Maria Rocha do Nascimento   RA 8114729464

Tânia Maria Lemos de Moura             RA 437503

A VISÃO POLÍTICA NO SERVIÇO SOCIAL

PROFESSOR EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

TUTORA PRESENCIAL: Ildeth Carvalho de Andrade

                                       

TERESINA – PI

SETEMBRO - 2014

RESUMO


Debater de maneira teórica e crítica sobre a importância do Serviço Social junto às Políticas Sociais é o desafio deste artigo ao explorar questões como: Politica que é a ciência da administração de um Estado ou Nação assim como é a ciência de bem governar um povo; Politica Social que significa uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas; as questões sociais no filme Gandhi que conta a propagação da política de não violência liderada por Mahatma Gandhi, na Índia. Ressaltando ainda a Constituição Federal de 1988, mas especificamente o Art. 6º onde constam os direitos básicos inerentes ao cidadão.

 Palavras chaves: Política. Politica Social. Serviço Social.

A POLÍTICA NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL  

    Machado (2000) afirma que “Política é a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo”.  

E explica também que:

   A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. (MACHADO, 2000)

   Nesse sentido o fato do assistente social se posicionar politicamente em sua atuação é inerente ao significado do termo Política que é uma forma de estabelecer mecanismos que permitam a construção do bem estar social.

    A construção do bem estar social envolve garantia de direitos dos indivíduos e o Serviço Social está ligado à Política através do objetivo de representar e apoiar a população na luta por um bom funcionamento das instituições mantidas pelo Estado a fim de serem supridas necessidades básicas como: educação, saúde, moradia, trabalho, lazer, segurança, previdência social. É através da Política que são oferecidas ao assistente social ferramentas para promover as relações dos indivíduos através da mesma, como forma de estabelecer regras e normas de convívio coletivo dos indivíduos como agentes transformadores da cidadania como participantes de um grupo social além de conduzi-los a um atendimento eficaz por parte dos serviços públicos.

A POLÍTICA FRENTE ÀS QUESTÕES SOCIAIS

   O galardoado épico de Richard Attenborough conta-nos a vida de Gandhi, um dos maiores líderes e pensadores políticos do século XX, que lutou pela não violência, pela tolerância religiosa e pela liberdade. O filme realça, essencialmente, o percurso de Gandhi na África do Sul no início do século XX quando, eficazmente, frustrou os desígnios dos Ingleses em muitas das suas políticas discriminatórias. Retrata, em seguida, o seu papel na longa cruzada para a independência da Índia. Este filme é, também, um grande espetáculo da luta do Homem para melhorar a sua vida e a do seu semelhante. Provando que a política da não agressão pode mobilizar as massas.

   No filme Gandhi destaca-se inúmeros problemas sociais que são vivenciados também na sociedade brasileira como: a corrupção, o preconceito e discriminação em várias esferas como em relação à cor, a raça, religião, sexo, os conflitos entre a classe trabalhadora e a dominante devido a exploração do trabalho, condições precárias de vida do trabalhador e de sua família.

   O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão, conquistas importantes para o seu país. No Brasil o que se vê é a falta de compromisso daqueles que tem como função governar bem uma nação; enquanto isso a violência e desumanidade dominam e devastam o país e cada dia muitas vidas são perdidas ou marcadas por perdas irreparáveis.

   Os ideais de Gandhi foram baseados no pacifismo e na conciliação, sua estratégia para buscar a solução dos problemas sociais visando o interesse coletivo é um dos pilares da atuação de líderes políticos inclusive profissionais do serviço social pois o nosso objetivo deve estar além do compreender a sociedade e mais no ato de se aprofundar nas questões sociais de forma que possamos obter sucesso em nossas intervenções.

OS DIREITOS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (REDAÇÃO DADA PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 26, de 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com