TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRAÇÃO ENTRE DOIS MATERIAIS

Artigo: ATRAÇÃO ENTRE DOIS MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

OBJETIVO 4

MATERIAIS UTILIZADOS 4

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4

RESULTADOS E CONCLUSÕES 5

OBJETIVO

Determinados episódios apresentados na história mostram que realizar experiências para evidenciar a existência de cargas e forças elétricas. Este relatório apresenta como proposta, apresentar formas de eletrização de corpos, através de experimentos simples, proporcionado à observação da existência de cargas por meio das forças eletrostática.

INTRODUÇÃO

A Eletrostática é estudo dos efeitos de cargas estáticas, ou seja, não está se movendo. As Cargas pode ser positiva ou negativa, e é medida em unidades chamadas coulombs (C). Normalmente, objetos contêm a mesma quantidade de carga positiva e negativa assim o seu efeito não é perceptível e o objeto é chamado eletricamente neutro. No entanto, se um pequeno desequilíbrio é criado é dito como carregado eletricamente, podem ficar com cargas elétricas negativas (excesso de elétrons) ou com cargas elétricas positivas (falta de elétrons). A seguir, estão descritas existência realizadas em laboratório para evidenciar a existência de cargas e forças elétricas.

EXPERIÊNCIA 1 - ATRAÇÃO ENTRE DOIS MATERIAIS

MATERIAIS UTILIZADOS

• Papel higiênico

• Papel picado

• 01 canudo plástico

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Depositou o papel picado em uma superfície, livre de atrito e neutra, Aproximando o canudo aos papeis picados, e observou que não há interação alguma entre eles. Em seguida, foi atritado o canudo com o papel higiênico, eletrizando o canudo plástico. Novamente, aproxima-se o canudo, sem haver contato, aos papeis picados e foi observado que eles são atraídos pelo canudo.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

Primeiramente, todos os materiais utilizados estão eletricamente nêutrons. Atritando o canudo com o papel higiênico, por meio da eletrização de atrito ou contato, os canudinhos podem ficar com cargas elétricas negativas (excesso de elétrons) ou positivas (falta de elétrons). Quando aproximamos o canudinho dos papeis picados, ocorre atração entre eles. A atração, entre dois objetos, ocorre apenas em dois casos: eles possuem cargas de sinais opostos, ou um deles encontra-se eletrizado e o outro neutro. Mas a experiência ocorre entre o objeto carregado e outro neutro. Nesse caso a uma polarização de cargas no objeto neutro. Isso ocorre devido aproximação das cargas indutoras do canudo, os elétrons livres mais próximos do papel, sofrendo ação de forças elétricas, são repelidos para mais distante possível, formando dois polos com cargas elétricas opostas: um polo com ausência de elétrons, positiva, e outro polo com excesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com