TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 13

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

Alziléia B. Barga

Claudia Lúcia Pianta

Franciny Marques da Silva Batista

Rosa Paula Silva Espindola

Rosângela Cavalcanti Camargo Tingo

Professor Mario de Freitas

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

        Curso Serviço Social (Turma SES 0280)

Data 21/11/2014

RESUMO

Este trabalho tem como tema central a Atuação  do assistente social inserido no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O público atendido é formado por usuários, de ambos os sexos, independentes da faixa etária. O CREAS funciona orientado por metodologia que prevê avaliação e acompanhamento sócio educativas de usuários e promove articulação com os serviços municipais de saúde e assistência social.  O serviço social trabalha em diversos campos das políticas sociais, principalmente no campo da ressocialização. O assistente social possuiu papel fundamental para mediar e proporcionar mecanismo de mudanças pelos usuários para que possam ser incluídos em uma sociedade, marcada pelos fatores internos e externos da exclusão social. Conhecer a realidade do usuário é um dos pontos essenciais para auxiliar os usuários em determinadas situações.  Queremos refletir alguns pontos a respeito do profissional de serviço social relatando sua vivência profissional no atendimento e no cuidado com os mesmos, que possui como meta a reinserção do usuário na sociedade, mostrando como será a convivência com seus familiares. O enfoque utilizado foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo (entrevista) e diante do estudo pode-se enfatizar que a Assistente Social do CREAS-NORTE de Campo Grande-MS desenvolve um trabalho pautado em todas as legislações pertinentes á categoria, assim como o principal instrumento utilizado no seu fazer profissional cotidiano é o parecer social, o qual é elaborado pela mesma, juntamente com a psicóloga, sendo que as demandas do CREAS são advindas mediante denúncias, bem como espontâneas também.

Palavras-chave: Atuação Profissional. Aparatos Legais. CREAS

ABSTRACT

The main subject of this study is the professional role of the social worker according to the requirements of CREAS (Centro de Referência de Assistência Social). The target is to work with both men and women no matter how old they are. CREAS work is based on a social educational methodology targeted to evaluate and follow up citizens, besides promoting interaction with municipal social work and health assistance. Social working acts in several social policy area, mainly in the ressocialization field. Social workers have a vital role to mediate and  provide people in need with the necessary changing mechanisms so as they can belong in a society which is characterized by social exclusion internal and external factors. It is vital to get to know the reality of each citizen involved in the project so as to help them in situations that require social workers’ help. Therefore we present the result of our reflection about some aspects related to social workers, highlighting their daily professional life whenever they are assisting or caring for them, and whose aim is to reinsert the citizens in society, showing what their life with their families will be like. The approach chosen was the bibliographical research as well as field research (interviews) and we can assure that any Social Worker who belongs to CREAS-NORTE de Campo Grande-MS does their work ruled by the current legislation, and also that the main tool is their social judgment/advice which has the help of a psychologist. All the work done by CREAS is based on accusations made by people interested in helping, as well as on people who spontaneously look for the institution.


Key words: Professional Performance.  Legal Apparatus. CREAS.

1 - INTRODUÇÃO              

O Assistente Social encontra-se inserido no campo de trabalho contribuindo com a discussão a acerca do trabalho do assistente social no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). É uma unidade responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.

O principal objetivo desta pesquisa é identificar os mecanismos utilizados para desenvolver tais atividades, como os aparatos, ou seja, instrumentos legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), o Código de Ética Profissional, a Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de atuação dos profissionais da política de assistência.

A prática profissional “(...) exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade” (IAMAMOTO, 1997, p.31).

2 – DESENVOLVIMENTO

Ressaltamos que para a realização deste artigo foi utilizada a pesquisa de campo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS NORTE LUÍZA PAURÁ PERES, situado na Rua: São João Bosco, 49 – Bairro Monte Castelo, em Campo Grande/MS juntamente com a Assistente Social Srª. Leiva Vieira Paz Pecorare, no dia 12 de Novembro de 2014 e contou ainda com o empenho das acadêmicas Rosa Paula Espindola e Rosângela Cavalcanti Camargo Tingo do 1º período do curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Turma: SES 0280, em visitar a instituição e retratar a prática profissional do Assistente Social na proteção especial, sendo que se constitui campo de atuação profissional, o que proporcionou a aproximação dos acadêmicos com o profissional em seu exercício.

O enfoque adotado nesta pesquisa de campo é classificado segundo LAKATOS (2003, p.186) avalia como “aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de hipótese, que se queira comprovar (...)”.

Deferindo reflexo com relação ao trabalho desenvolvido pelo Assistente Social no CREAS, constatou-se que o profissional atua frente a violação de direitos, demanda comum nesta instituição, de sorte acontece proporcionado a articulação entre as dimensões do Serviço Social (teórico – metodológica, ético – político e técnico – operativo) para então emitir parecer social frente as demandas apresentadas, assim como é perceptível a busca pela materialização dos serviços, sendo este fator um grande desafio diante de um Estado que oferta políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com