TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  1.949 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

  1. Caracterização do serviço

Nome do Serviço/Instituição: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade – MSE.

Endereço: Rua dos Operários, nº 600 Bairro Centro, Cáceres-MT.

Natureza: Governamental

Ações Desenvolvidas pelo CREAS:

Serviços:

- PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos;

- MSE LA/PSC - Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade;

Outras Ações: PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

PROTEJA-ME – Projeto de enfrentamento ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes;

GRUPOS: grupos de famílias e adolescentes acompanhados pela Unidade.

VISITAS: Acompanhamento individual e familiar através de visitas domiciliares realizadas prioritariamente pelas assistentes sociais;

APOIO E ORIENTAÇÃO: Acompanhamento com psicólogos e assistente sociais nos moldes do SUAS, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços Socioassistenciais do município.

Número de Funcionários: 15 sendo: 01 Coordenadora (também advogada da unidade), 02 guardas noturnos, 01 serviços gerais, 01 Administrativo, 01 Motorista, 04 Orientadoras sociais, 03 Assistentes Sociais (Sendo duas que atendem pelo serviço PAEFI  e uma pelo Serviço MSE), 02 Psicólogos.

Número de usuários atendidos: PAEFI 2015: 130 casos entre crianças, adolescentes, idosos, violência doméstica, idosos, famílias dos adolescentes em cumprimento de MSE e pessoas com deficiência.

MSE – 2015 – 29 adolescentes em cumprimento de medidas sendo 02 PSC.

Pessoa em situação de rua – 106 atendimentos em 2015.

Demanda Reprimida: apenas o serviço PAEFI encontra essa população pelo fato da quantidade de casos que chegam diariamente, a demanda reprimida é atendida de forma lenta, portanto ainda existem em torno de 200 casos.

No caso do serviço MSE os adolescentes são inseridos em acompanhamento pelo juizado da Primeira vara – infância e família, da mesma forma que são desligados por eles.

  1. HISTÓRICO BREVE DO SURGIMENTO DESTE SERVIÇO:

Ano de implantação: Em 2009, surgiu para atender o Projeto Sentinela, portanto não levava ainda a nomenclatura CREAS. O Projeto Federal surgiu da necessidade em se atender crianças e adolescentes vitimas de violência sexual, negligência e abandono e incorporado aos trabalhos já realizado no município, hoje a nomenclatura utilizada nesse serviço é PAEFI. De acordo a definição expressa na Lei Nº 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. Seu papel no SUAS define, igualmente, seu papel na rede de atendimento.

Desde 2006 vem-se trabalhando a questão do adolescente em conflito com a lei expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, artigo 112. Atualmente de forma mais efetiva que antes. A equipe que antes era formada apenas por uma assistente social e um psicólogo na unidade para os dois serviços, recentemente foi ampliada e hoje atende a demanda de forma mais eficiente, pois há equipe completa para cada serviço, fazendo com que os atendimentos e os encaminhamentos sejam feitos de forma mais efetiva.

  1. DA PESQUISA SOBRE A COMPREENSÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO NO COTIDIANO PROFISSIONAL
  1. De acordo com a lei 8662/93, art. 4º e 5º, quais são as atribuições e competências privativas do profissional na unidade de serviço estudada:

Acredito que um dos princípios a serem considerados é o de não assumir responsabilidades por atividades a qual não estamos capacitadas, pois muitas vezes, as instituições que não conhecem nosso trabalho, acham que temos que resolver todos os problemas do mundo, fazendo imposições quanto ao nosso dever e até algumas ameaças caso essas imposições não sejam cumpridas, o que fere o nosso código.

Também temos que estar sempre atentas quanto a garantir os direitos de quem nos busca. Efetivar a participação e o empoderamento dos usuários quanto à busca desses direitos e cobrar das autoridades que estes sejam garantidos sempre. Buscando sempre a menor burocracia possível, com a intenção de agilizar os serviços ofertados, articulando com outras instituições a efetivação dos direitos.

  1. Na opinião do profissional, como se materializa no cotidiano o Projeto Ético-político da profissão?

O projeto ainda está bem longe de ser materializado da forma em que foi idealizado, mas já alcançamos avanços significativos com relações a alguns aspectos, por exemplo, uma maior autonomia na condução dos trabalhos e na intervenção realizada apesar de o serviço ainda ter que atender algumas pregressas institucionais que ainda se sentem “donos” dos profissionais, uma vez que é o detentor dos recursos para contratar a mão-de-obra, as diretrizes curriculares voltadas para uma questão social dentro do real que podem ser melhor interpretadas dentro de suas várias facetas, valores mais humanizados no processo de inovação da profissão, a necessidade de inserção dos profissionais em diversas áreas de conhecimento, enfim, a materialização mesmo só será possível, quando todos os argumentos almejados forem alcançados, ou pelo menos quase todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com