TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CREAS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 16

CREAS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Rosangela Morara Valesi Visu[1]

Maria das Graças Reis[2] 

Resumo: O estágio curricular em Trabalho e Educação é essencial na formação de  professores. Este é um momento na formação em que o podemos \vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. O presente estudo teve como objetivo observar e participar das atividades diárias do CREAS conhecendo sua rotina e principais atividades desenvolvidas . Portanto para uma formação qualificada o Pedagogo deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado em Trabalho e Educação com eficiência e responsabilidade. Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição do profissional na área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na área Social, mostrou-me a importância do estágio na formação acadêmica.

Palavras-chave:Estágio Curricular,Creas,Trabalho e Educação.

        

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular na formação  de professores tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-adia” (PIMENTA E LIMA, 2004).  Para Silva (2005) no cotidiano acadêmico é perceptível que os graduandos se envolvam com muita disposição e ânimo quando a universidade lhes proporciona a participação em que consiga colocar  conhecimentos teóricos em prática, acompanhados de um profissional supervisor ou quando possui uma instituição conveniada que estão em permanente contato com a universidade. É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes (OLIVEIRA, s.d) Portanto a relevância deste estudo se faz no intuito de conhecer  a importância do estágio curricular na formação do Pedagogo. Assim, o objetivo deste estudo foi mostrar a realidade do Creas no Município de Naviraí MS. A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas.  É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história. O CREAS atua no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, famílias e indivíduos que vivenciam violações de direito por ocorrência de violência física, psicológica e social, violência sexual, afastamento do convívio familiar, tráfico de pessoas, situação de rua e mendicância, abandono, vivência de trabalho infantil, discriminação de qualquer natureza.

Esse estudo tem o propósito de apresentar às práticas desenvolvidas no estágio realizado no CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, vinculado a Gerência Municipal de Assistência Social.

O primeiro contato realizado, no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foi a reunião com as educadoras sociais do, onde foi explicado sua existência, objetivo, público alvo e seu funcionamento. Em seguida, foi explicado como seria nossa participação nas sondagens das Escolas Municipais através de questionário sobre a Educação Familiar. Foi feito um estudo desse questionário, sobre as possíveis perguntas que poderiam surgir durante sua aplicação.

Também foi feita a distribuição dos estagiários por turmas e períodos para a aplicação dos questionários. No primeiro dia de aplicação, fui acompanhada pela educadora Maria Cecília, que me orientou nos procedimentos adotados pela instituição (CREAS) na aplicação do questionário. No decorrer dos dias foram aplicados em 4 escolas Estaduais. A cada dia, após a aplicação do questionário foram feita a tabulação dos dados no CREAS, para obter dados concretos, que após ser analisados, será repassado para as escolas onde foi feita as entrevistas e de acordo com as necessidades trabalhar com esses alunos através de palestras etc.

Houve também uma mesa redonda de discussão, falando das dificuldades encontradas nas escolas durante a sondagem. Participei de uma palestra realizada no Centro Conviver, onde foi abordado o tema ”Violência contra o Idoso”, realizado pelo Creas, a palestrante foi a psicóloga Marizélia, que afirma que, além de repudiar toda e qualquer violência contra os idosos, é preciso enaltecer a capacidade e luta que essas pessoas têm de continuarem buscando e defendendo seus direitos. Após a palestra participei de uma reunião no CREAS para a distribuição dos temas por duplas para a confecção do Projeto violência contra a mulher. [pic 1]

1.0 Caracterização do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Instituição: CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social-Rua: José Bonifácio nº 21 – Centro – Naviraí – MS – Fone: 67 3461-8334 Abrangência municipal- Projetos: mapeamentos da violência em bairros, escolas; campanhas de prevenção, alerta e denúncia sobre violência; palestras em instituição, escolas, igrejas, comércios; Funciona 5 dias na semana, 7:00 ás 11:00 – 13:00 ás 17:00. Mantido por verbas federais, estaduais e municipais – Vinculado ao MDS – Ministério do desenvolvimento social. Gerente de Assistência Social Municipal – Cleci Fortunatti Souza; Coordenadora da Proteção Social Especial – Michele Julião (coordenadora CREAS).

1.1.Constituição histórica: O CREAS substituiu o antigo programa do Governo Federal chamado Sentinela, que atendia vítimas de violência. Em Naviraí, o programa foi alterado de Sentinela para CREAS em Julho de 2008, quando o CREAS passou a funcionar. Definido atualmente pela lei 12435/2011, passa a integrar em seu funcionamento as especializações da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social e outras regulamentações da Assistência Social. Não houveram grupos sociais envolvidos na criação do CREAS, pois é um programa do governo federal. O CREAS está organizado em serviços específicos para atender a demanda municipal vítimas de violações de direitos. Faz parte da Proteção Social de Média Complexidade destinado a atender família e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violações de direitos. Recomenda-se que todas as unidades CREAS utilizem o modelo padrão da placa disponibilizada pelo MDS, que pode ser acessada no sítio eletrônico do Ministério. O CREAS deve funcionar (estar aberto para atendimento ao público), no mínimo, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando quarenta horas semanais, assegurada a presença de equipe profissional de nível superior, além dos demais profissionais necessários ao bom funcionamento dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com