TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA DE TITULAÇAO-QUIMICA

Trabalho Universitário: AULA DE TITULAÇAO-QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).

Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado), ocorrendo entre as duas, uma reação ácido-base.

O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de mols de íons H3O+ provenientes do ácido iguala o número de mols de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado ponto final, o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.

Numa titulação acido-base ocorre uma reação completa entre um ácido e uma base (neutralização):

ácido + base → sal + água

Neste relatório vamos tratar de uma reação entre uma base forte (NaOH) e um ácido forte (HCl), e por isso o pH da solução deverá rondar 7.Esta reação química é traduzida pela seguinte equação química:

NaOH (aq) + HCl (aq) → NaCl (aq) + H2O(l)

No início da atividade prática, a solução de concentração desconhecida, é colocada do balão de Erlenmeyer, cujo volume foi rigorosamente medido por uma pipeta volumétrica. Esta solução é designada de titulado. O ácido ou base que vai reagir com o titulado a fim de se conseguir determinar a sua solução, designa-se de titulante e é colocado na bureta, sabendo-se a sua concentração e volume e só depois de feita a titulação, obtemos o volume gasto. O volume gasto é o valor utilizado para a realização dos cálculos da concentração. A reação processa-se enquanto houver excesso de ácido ou base, ou seja, de titulado. Quando ocorre neutralização, ocorre uma variação brusca de pH. O ponto de equivalência é a altura da titulação em que a relação entre o número de mols do titulante adicionadas e o número de mols de titulado é a prevista pela estequiometria da reação: n(ácido) = n(base), no caso da estequiometria ser 1:1.

Do ponto de vista prático, a detecção do ponto de equivalência pode ser feita usando um indicador ácido-base apropriado, que, mudando de cor para um valor de pH o mais próximo possível do ponto de equivalência, assinala o fim da titulação.Numa titulação, o pretendido é conhecer o ponto de equivalência, ou seja, o ponto exato em que ocorre neutralização, mas na verdade o que se conhece é o ponto final, momento em que há variação de uma propriedade física ou química no titulado (por exemplo: a mudança de cor) que é imediatamente posterior ao ponto de equivalência. Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico. Porém, na prática, existe sempre uma pequena diferença, que constitui o denominado erro de titulação. Os indicadores químicos são substâncias através das quais é possível observar o desenvolvimento de uma reação química. Estes, utilizam-se, sobretudo na determinação do ponto de equivalência em análise volumétrica e são denominados de indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com