TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA MKT ESTRATEGICO

Exames: AULA MKT ESTRATEGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo da união estratégica de negócios é desenvolver estratégias esperadas e a alocação de recursos adequados. Ela não pode basear-se apenas em impressões, precisa de ferramentas analíticas para classificar seus negócios de acordo com o potencial de lucros. Dois dos melhores modelos de avaliação de carteiras são o modelo BCG e General Electric.

Matriz BCG dividida em quatro células:

1 - Pontos de interrogação: negócios que operam em mercados de alto crescimento, mas que tem baixar participações relativas. A maioria dos negócios inicia como ponto de interrogação quando a empresa tenta entrar em um mercado de alto crescimento que já existe um líder. Essa célula exige muito investimento em treinamento, compra de maquinas e equipamentos. O termo ponto de interrogação é adequado por que a empresa tem que analisar seriamente se continuara no mercado.

2 - Estrela: Se o negócio do tipo ponto de interrogação for bem sucedido ele se torna estrela. Uma estrela é exemplo de líder em um mercado de alto crescimento, mas não produz necessariamente um fluxo de caixa positivo. A empresa deve gastar recursos para acompanhar a alta taxa de crescimento e repelir concorrentes.

3 - Vacas leiteiras: Quando a taxa anual de crescimento cai abaixo de 10% à empresa se torna uma vaca leiteira se ainda tiver a mais alta participação no mercado. Uma vaca leiteira gera muito caixa. A empresa não tem que financiar expansões de capacidade porque a taxa de crescimento do mercado já diminuiu. Como o negocio é líder desfruta de economias de larga escala e maiores margens de lucro.

4 - Animais de estimação: São negócios com pequenas participações em mercado de baixo crescimento. Gera baixos lucros ou até prejuízos.

Determinar estratégia e orçamento devem ter estratégias a serem seguidas:

- Construir: aumentar a participação de mercado, mesmo que isso signifique renunciar a lucros de curto prazo. Construir é adequado para os pontos de interrogação.

- Manter: preservar a participação no mercado. Essa estratégia é adequada para vacas leiteiras fortes, caso deseje que elas continuem rendendo grandes fluxos de caixa.

- Colher: objetivo é aumentar o fluxo de caixa em curto prazo, independentemente do efeito em longo prazo. Colher envolve a decisão de se retirar de um negocio pela implementação de um programa de redução de continua de custos. Colher geralmente envolve a eliminação de despesas de P & D. Essa estratégia é adequada para vacas leiteiras fracas, cujo futuro é pouco claro e das quais exige mais estimação.

- Abandonar: é vender ou liquidar o negócios, por que os recursos podem ser mais bem utilizados em outros lugares. Essa estratégia é adequada para animais de estimação e pontos de interrogação que representam um peso para os lucros da empresa. É preciso decidir se é melhor colher ou abandonar um negocio. Colher reduz o valor futuro do negocio, e, portanto o preço pelo qual poderia ser vendido mais tarde. Uma decisão rápida em relação ao abandono do negocio, em compensação provavelmente produzirá ofertas interessantes caso ele esteja em condições relativamente boas e tenha mais valor para outra empresa.

Com o tempo as UENs mudam de posição, UENs bem sucedidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com